[GTER] Anúncios v4 /25 nos IX

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Jul 18 11:55:41 -03 2018

On Wed, Jul 18, 2018 at 10:59 AM Roberto Alcântara <roberto at eletronica.org>
wrote:

> Eu não sei qual a política de alocação mínima nos países desses IXPs e nem
> se de fato todos eles limitam o tamanho do prefixo a /24.
>
> Mas independente disso a realidade do Brasil são alocações mínimas /24 e
> /48, então não vejo problemas em suscitar uma discussão para entender as
> razões técnicas da decisão que foi tomada. Isso vale p/ v4 e v6.
>
> O fato é que a combinação da alocação de clientes finais do Registro.br e o
> prefixo mínimo aceito nos *router-servers* dificulta influenciar o tráfego
> nos trânsitos para favorecer o IX regional.

Uma discussão que vale ter também é a de até que ponto vale a pena usar
prefixos mais específicos para isso, independente do tamanho. É o uso de
prefixos mais específicos que gera problemas de RPF em alguns upstreams,  e
apesar disso ter sido até incentivado pelo então PTT.br, eu sugiro a todo
mundo que ainda use uma reflexão de se deve-se continuar assim. Ter
anúncios homogêneos, variando apenas em tamanho de AS Path e MEDs, é muito
mais tranquilo operacionalmente... e como muita gente já tem hoje
Local-Pref mais alto para IX, e ainda mais alto para o IX regional, talvez
nem faça muita diferença.

Assim, uma alternativa a anunciar sempre mais específicos seria fazer o
anúncio do prefixo mais agregado possível para todo lugar. Aí, em se
notando um operador que não valorizou o IX regional com Local-Pref mais
alto, anunciar mais específicos com community para que seja repassado
apenas para aquele operador.

A minha experiência com isso é que as CDNs, cujo volume de tráfego é um dos
mais procurados pelos membros do IX, seguem bem certinho AS Path na decisão
de entrega, e até ignoram mais específicos em muitos casos. Já para os
outros, um pouco de conversa em alguma edição regional do IX Fórum pode
ajudar a todo mundo migrar de mais específicos para local-preference e com
isso ter uma matriz de roteamento mais simples.

Só para comparar na questão de tabela de rotas, 1 prefixo dividido em 4
gera 5 anúncios... então a oportunidade de decréscimo de número de prefixos
pode chegar a 80%.

Rubens