[GTER] Uso da Frequência de 60 Ghz no Brasil

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jul 10 09:04:38 -03 2018

On Tue, Jul 10, 2018 at 8:28 AM Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
wrote:

> Humm, então já existe Resolução pra uso dessa frequência, mas ela é de
> uso livre ? Li a parte da resolução em questão mas ela parece mais dizer
> como deve ser o uso do ponto de vista de emissão do sinal, potência,
> etc, talvez para balizar a certificação de equipamentos mas não deixa
> claro se é de uso livre e não licenciado, apenas para detentores de SCM,
> ou outro cenário.

Ela não tem uso especificado, então qualquer uso autorizado é válido,
dentro dos limites de emissão.
Então não precisa ter licença específica de serviço de telecomunicações,
por ser uma faixa ISM.

> Algo que me chamou atenção é no Item 9 que tem uma tabela com as
> frequências de uso não licenciado e ali consta a faixa de 900Mhz, 2.4
> GHz, 5 Ghz, 10 Ghz (???) e 24 Ghz mas não a de 60 Ghz ou ainda o
> intervalo de 57 a 64 Ghz e que me deixou em dúvida sobre quem pode
> utilizar.

As faixas que você citou tem limite de emissão superior para conexão de
redes do que outros usos, enquanto em 57 a 64 GHz, um rádio-controle pode
fazer o mesmo.

> Sobre a distância de fato não dá pra saber até alguém testar e reportar.
> Porém veja 2 detalhes:
> 1 - Existem 2 produtos daquele fabricante que operam nessa frequência,
> um deles mais parece um equipamento Indoor apesar de pode ser usado
> outdoor e tem abertura de 120 graus. O outro que eu mandei o URL na
> primeira mensagem são duas antenas direcionais.

A resolução Anatel especifica adaptação de limite de emissão apenas em
função de largura de canal; para essa faixa, os limites em P2P e P2MP são
os mesmos.

> 2 - No fórum deles existe um post da pessoa que trabalha pra eles sobre
> um enlace de supostamente um cliente no Hawaii com uma distância de 1470
> metros passando 1.8 Gbps agregado.
>
> https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=2&t=134410&sid=87cdff1f47bcd7780c349d13621967ef
> (precisa estar logado para conseguir ver as imagens)

Funciona 365 dias por ano ? Porque enlaces heróicos são legais, mas para
uso prático em empresas ou ISPs, o número de noves importa.

Rubens