[GTER] Relatorio com top-1000 ASNs com mais IPs infectados

Raphael Pontara pontara at outlook.com
Sun Jul 8 00:18:12 -03 2018

Rafael,

Isso tem ocorrido bastante.
É um padrão muito característico de escaneamento.

Eu também tenho observado este tipo de ‘ataque’, no qual o invasor usa um IP parecido com o do ASN atacado.

Inclusive, pela listagem que consta no ftp do registro.br, eu constatei que as tentativas de acesso não autorizados seguiam - além do padrão do IP parecido - a sequência do número do AS.

Ex:
Primeiro ataque vindo do ASxxx01 IPs 200.200.0.0/22.
Segundo ataque vindo do ASxx06 IPs 200.200.12.0/22.
Terceito ataque vindo do ASxxx07 IPs
200.200.20.0/22.

Para ficar mais claro, imagine que entre o ASxx01 e o ASxx06 os blocos atribuídos não são parecidos e por este motivo, não são usados no escaneamento.

Outra variável é que nem todos os AS com blocos parecidos foram listados como origem de escaneamentos, o que me leva a crer que a rede esteja devidamente controlada.

Sobre a Lista da Vergonha, eu sou favorável a sua criação e manutenção.
Não como forma de punir ou ridicularizar o ASN, mas como base de consulta para os administradores de rede interessados em cuidar bem de suas redes.

Afinal, ninguém nasce sabendo tudo, todos os dias temos novas vulnerabilidades descobertas/expostas e principalmente, ninguém tem o controle de uma coisa que muda a todo instante.

Uma ideia seria - talvez até o cert.br pudesse manter o serviço - haver um canal no qual os operadores de redes pudessem relatar de forma sucinta sobre um ataque, informando o IP de origem, porta/protocolo usados e o horário. Sendo que, quando relatado, o detentor do bloco recebesse uma mensagem avisando sobre o relato e informando o AS originador do relato para que este possa receber um feedback sobre as medidas tomadas.

Uma outra possibilidade seria a de haver uma sessão bgp privada na qual os participantes anunciassem os IPs de origem dos ataques juntamente com uma comunnitie que identificasse o tipo de ataque recebido, sendo que, quando mais que X operadores anunciassem estes mesmos IPs com esta comunnitie, o cert.br interpretasse que de fato se trata de uma rede (origem) comprometida e a notificasse.

Enfim, são ideias que eu mesmo não sei como viabilizar, mas que poderiam simplesmente alimentar uma base de origem de ataques para consulta e referência na hora de criar filtros de firewall.

Raphael Pontara
+55 27 99252-5555 (Claro)
+55 27 99998-6904 (Vivo)