[GTER] Campanha Técnica IP-Spoofing

Leandro Bertholdo berthold at penta.ufrgs.br
Wed Jan 31 17:58:08 -02 2018

Esse é um ponto bem importante que o Danton já lembrou de cara, mas no
documento da RNP está bem marcado:

anexo_a_-_tutorial_implantacao_cisco_v3-_clientes.pdf
<snip>
"Os comandos a seguir são exemplos genéricos de configuração, informamos
que ambientes
Multihomed necessitam de maior atenção na implantação do RPF, e caso não
se aplique,
recomendamos a configuração dos demais filtros após uma avaliação prévia
de impacto em seu
cenário."
</snip>

tá lá no doc, agora se habilitou e não leu.... [segue o ditado popular]
:-)

Pela minha experiencia:
  * se o se o cara só tem duas interfaces (uplink/rota default e rede
local) habilita RPF-strict e pronto, nem precisa de ACL
  * se é multihomed faz as ACLs e esquece RFP (pode usar rpf-check mas
descartar baseado em RPF é procurar encrenca)
  * se faz NAT na caixa, aí, benza Deus...só ACL e com cuidado.
  * se tem múltiplas VRFs, ou multiplos protocolos na mesma interface
(mcast, v4, v6, mpls,...) vai ter que estudar ;-)

E outros pontos:
* só precisa se preocupar com filtros nas bordas do AS (interfaces com
provedores e clientes), fazer qualquer coisa em roteadores internos ao
AS é só para dar trabalho e gerar LOG. Traz pouco/nenhum beneficio!
* Implementar é mais simples que parece. É só não complicar!
* Se estiver na duvida, esquece RPF e colocar as ACLs simplezinhas nas
tuas interfaces com teus provedores/PTT, permitindo sair somente teus
blocos IPv4/v6 que já esta ajudando bastante!

[]s
Leandro Bertholdo