[GTER] Accounting dhcp mikrotik

NOC Provale noc at provale.com.br
Fri Jan 26 09:09:37 -02 2018

Bom dia, Xará.

Aqui temos a mesma característica. Pesquisei já nas listas que participo
(aqui no GTER inclusive) e sem grandes soluções.

Depois de muito pesquisar, acabei desistindo de encontrar solução de
accounting para esse cenário de DHCP Server Mikrotik com auth via Radius.
Então, como me sugeriram aqui na lista na ocasião, acabei subindo um
rsyslog numa máquina onde a CCR1036 que faz esse trabalho grava os logs
de alocação de IP do DHCP, salvando tudo em banco de dados.

Subi esse cenário no dia 05-09-2017, com lease time de 5 minutos por IP.
Até o momento o banco de dados está com tamanho de 36 MB.

Um parceiro nosso aqui na região usa solução com DHCP relay em switch e
servidor Kea-DHCP, e daí nesse caso as alocações são registradas em
banco de dados diretamente. Estou estudando implementar essa mesma
solução aqui também.

Att.,

*_Bruno Santos_
Operações de Rede*