[GTER] Anunciar bloco </24

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jan 25 19:16:59 -02 2018

On Thu, 25 Jan 2018, T Dutra wrote:

> Agradeço a todos pelas respostas, acho que todo mundo gosta desse assunto...

como bem disse Guimarães Rosa no "Grande Sertão", sapo não pula por
boniteza, mas porém por precisão.

> Alguns comentaram sobre anunciar /23, /24 e /24. Vale ressaltar que as
> duas primeiras regiões já não se comunicam, logo não é anunciado um /22,
> apenas dois /23 independentes.

é o jeito. mas lembro mais uma vez que você está abusando do conceito de
sistema autônomo, que pela definição deve ser uma unidade CONEXA. não
reclame depois se coisas "estranhas" acontecerem, como por exemplo, uma
região não conseguir falar com a outra.

> Dilema: Meu dilema é justamente sobre o destinos que filtram /24, EU
> ACREDITO que quem faça isso trabalhe com uma ROTA DEFAULT como último
> recurso.

não se costuma filtrar /24, mas /25 é quase morte certa. lembre-se de que
a tabela de rotas global está batendo na casa de 700 mil prefixos, se não
filtrar, explode.

rota default resolve se você quiser ignorar os anúncios de tua operadora
para você, mas não resolve o problema de roteamento à jusante do teu
roteador, a não ser que você use endereços IP da própria operadora, isto
é, tua rede vira parte do sistema autônomo da operadora.

-- Danton