[GTER] Sugestão à Lista

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jan 22 11:21:54 -02 2018

Considerando que toda as RFCs da Internet foram escritas nesse formato, e
com isso se comprova a eficácia e eficiência desse formato. Sugiro
justamente que seja mantido esse formato.

Sei que é uma linha de raciocínio "malvada", mas penso que esse formato
mais engessado tende a fazer com que o indivíduo passe um tempo no modo
snooping da lista, entendendo as particularidades da lista, e conhecendo os
nome de referência antes de mandar perguntas no estilo "viva o linux"
"yahoo perguntas".

Por mais dolorido que pareça. Isso aqui não é fórum de ajuda.
A lista congrega alguns dos profissionais mais gabaritados do país.
E interessantemente, justamente os mais gabaritados fazem pouquíssimas
interações.
Quando o fazem, o povo para para ouvir.

Penso sempre que ao fazer uma pergunta bem formulada você:
- Leva quase a zero a possibilidade desta não ser respondida(Mesmo que
privadamente)...
- Acelera o alcance a conclusão, diminuindo o número de interações.
- Agrega conteúdo para os demais colegas que vão procurar sobre isso no
futuro(principal intenção das listas serem públicas).

Sugiro inclusive que seja adicionado algum guia de como fazer enviar algum
questionamento para as listas do eng.registro.br.
Coisas como:
 "Pesquise no google e leia as páginas de pelo menos os 10 primeiros
resultados antes de enviar o questionamento."
 "Faça uma pesquisa no google usando a tag site:eng.registro.br antes de
enviar o questionamento."
 "Não responda coisas nos modo resumido(digest) pois quebra o encadeamento
de mensagens."
 "Use as regras de ortografia e gramática para facilitar o entendimento dos
que irão ler essas mensagens no futuro."
E por aí vai...

P.S.: Se essas orientações forem seguidas, iremos tornar as listas mais
produtivas.
       E inclusive evitar-se-á a necessidade de tolir certas postagens que
são mais polêmicas.

P.S.2: Ninguém faz 100% dentro do ideal, mas em respeito aos demais que
leem a lista, é necessários que façamos.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação