[GTER] Anunciar bloco </24

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Jan 22 11:06:54 -02 2018

On Mon, 22 Jan 2018, T Dutra wrote:

> [...]

o problema todo está em "não se comunica com as outras duas". De acordo
com a RFC-1930, "An AS is a *CONNECTED* group of one or more IP prefixes
run by one or more network operators which has a SINGLE and CLEARLY
DEFINED routing policy." (*GRIFO* meu). O que você descreve não se encaixa
nessa definição.

> O que vocês acham de anunciar apenas UM /24? Vou sofrer com destinos
> inacessíveis? E na falta de um /24, vocês me sugerem algo? Quais as
> incosistência em anunciar bloco menor que /24?

até pode anunciar o /24, ele terá preferência sobre os /23, /22, mas na
eventualidade do 'upstream' desse /24 pifar, os pacotes irão para o bloco
maior que o contém, ou seja, para lugar nenhum. Se o seu sistema autônomo
fosse conectado no sentido da RFC-1930, qualquer roteador da borda do AS
saberia encaminhar o pacote ao seu destino, ainda que dando a volta até a
China.

menor que /24 você corre o risco de ser filtrado e não entrar nas tabelas
de rotas dos vizinhos e de não ter a rota propagada adiante.

se essa terceira região tem só um 'upstream' não é mais negócio usar
endereços desse 'upstream' e manter somente uma rota default para ele?

-- Danton