[GTER] NET Virtua (AS28573) não tem aprendido rotas pelo ATM do de cas.ptt.br

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sun Jan 21 23:40:44 -02 2018

Parece que algo mudou para melhor, mas ainda não esta 100%.

Fiz um levantamento de destinos anunciados no IX Campinas e mandei para
alguém que trabalha la dentro poder olhar. Durante essa analise
verifiquei que existem destinos que estão saindo direto via IX Campinas,
porem não todos. Nessa analise vi que todos os prefixos testados
aparentemente estavam presentes no Looking Glass do IX Campinas (ou seja
prefixos mais específicos), mas não necessariamente estão saindo direto
e sim pela rota padrão via Embratel. Uma possibilidade que talvez
explique é que talvez possa haver filtro por profundidade de AS PATH
para eleição de rotas.

Com relação a volta em Miami a razão é bastante simples: Embratel e
Hurricane Electric não possuem peering no Brasil. Por serem quem são
poderiam trocar trafego aqui também, pelo menos em IPv6, mas algo me diz
que talvez a Embratel não queira. Se alguém conhece alguém que trabalha
la dentro e puder dar um toque nesse sentido ajudaria muita gente e
muitas situações. E se vencida essa dificuldade ambos podem fazer via
Vlan Bilateral no IX-SP aonde estão presentes.

Fernando Frediani