[GTER] Alto jitter do DNS da Vivo prejudica severamente a navegação

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jan 21 00:44:19 -02 2018

> Boa tarde,
>
>   Adquiri o Vivo Fibra 200/100 recentemente e notei que o DNS 200.204.0.138
> e o 200.204.0.10 muito abaixo do esperado. Esses são os DNS entregues pelo
> PPPoE ao modem/roteador instalado pela Vivo.
>
>   Quase sempre as páginas demoram muito para abrir porque a resolução de
> algumas das centenas de endereços engasga, empaca.
>
>   No Chrome vejo no rodapé a mensagem "Resolvendo host..."
>
>   Anteriormente eu tinha GVT 50/5 e utilizava os DNS's 200.175.5.139 e
> 200.175.89.139 respectivamente e a performance deles era muito boa!
> [...]

Instalar um DNS recursivo local fazendo forward para o DNS da Vivo. Os
domínios que você acessar mais tendem a estar cache, mas as informações vem
de forward da Vivo então a localização de CDNs vai continuar correto.

Depois disso, dá para melhorar fazendo algumas coisas:
1) Configurando root zone loopback (https://tools.ietf.org/html/rfc7706) ;
isso dará respostas mais rápidas aos casos de digitação errada de TLD, como
flavio.com.bra ao invés de flavio.com.br
2) Mudar o forward para DNS da Vivo apenas para os domínios usados por
CDNs, após mapeá-los.
3) Colocar um forward para outros domínios para algum DNS com bloqueio de
domínios envolvidos em ameaças de segurança

Rubens