[GTER] NET Virtua (AS28573) não tem aprendido rotas pelo ATM do de cas.ptt.br

THIAGO AYUB thiago.ayub at upx.com
Mon Jan 8 17:24:37 -02 2018

Olá Fábio,

A esmagadora maioria das CDNs elege o edge para entregar o conteúdo a
partir da consulta de DNS, ou seja, a geolocalização do IP do DNS resolver
importa. É o caso da nossa CDN UPX. Se o DNS resolver estiver nos EUA, os
endereços IPv4 e IPv6 da resposta de DNS corresponderão a um servidor nos
EUA. Isso se torna complicado quando se usa Google DNS ou outros DNS
resolvers abertos como o da Level 3, pois atrapalha a eleição de edges e
torna o conteúdo das CDNs mais lentos, o que é explicado nesse vídeo [0] e
na própria documentação oficial do Google DNS [1]. Esse é um dos motivos de
o uso de Open DNS e Google DNS não ser recomendável na minha avaliação.

Tanto o Google DNS como o Open DNS implementaram um recurso adicional que
ao fazer a consulta no DNS autoritativo, eles dizem qual é parte do prefixo
do real solicitado para ajudar as CDNs a não acharem que todos os usuários
deste serviço estão nos EUA mas vale lembrar que o mundo não é feito só de
Akamai, Google e outras gigantes. A maioria das CDNs não suporta este
recurso e a penalização na performance será sentida.

Outra técnica mas bem mais rara é o uso de BGP Anycast. Neste caso, não é a
geografia que pesa e sim a telegeografia (ex.: ASPATH, rotas conhecidas por
route servers em internet exchanges). CDNs que operam o próprio backbone
são as que conseguem fazer melhor uso desta modalidade.

Nunca encontrei qualquer outra técnica além destas, nada sequer parecido
pelo uso de geolocalização do dispositivo como você imaginou. Apesar de
interessante num primeiro olhar, note que o fato de dois pontos estarem
geograficamente próximos não significa que eles estão conectados. Muitos
sistemas autônomos presentes na mesma cidade seja diretamente ou através de
seus upstreams se encontram em São Paulo para só então o tráfego voltar a
suas cidades. Por esse motivo, a conectividade, o mapa da internet pesa
mais na performance que o mapa geográfico.

Para as CDNs de aluguel (como a nossa), que estão à disposição de qualquer
dono de conteúdo, a distribuição dos edges leva em conta este tipo de
critério. É uma pena ainda encontrar RFPs e licitações públicas que tomem
como único critério o número de cidades com edges presentes. Uma CDN com
uma lista menor porém melhor conectada proporcionará melhor performance.

Links:

[0] https://www.youtube.com/watch?v=h_o7zeKMab
[1]
https://developers.google.com/speed/public-dns/faq?authuser=1&pageId=106568075635932514862#cdn

Abraços,

*T. Ayub* | Chief Technology Officer

T.  +55 11 2626 3952 <+55%2011%202626-3952>

www.upx.com