[GTER] Link Dedicado para Governo

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Tue Feb 27 13:04:04 -03 2018

Independente do edital a pesquisa de preços é obrigatória em processos
licitatórios, inclusive de links de comunicações.

Apesar da dificuldade sempre existem as empresas que estão acostumadas com
o setor público e conhecem o modus operandi. Eu não tenho nenhum
constrangimento em entrar em contato com fornecedor, explicar as
características do projeto e pedir cotação. Isso faz parte do trabalho para
ambos. Acaba que estas são as empresas que normalmente figuram entre as
vencedoras, porque além de brigar no preço conhecem os detalhes de como
entregar a proposta, pregão eletrônico, prazos, desclassificações, etc. e
isso acaba por facilitar a vida delas em processos futuros.

Uma breve pesquisada nos sites de compras eletrônicas deve revelar
fornecedores de objetos semelhantes em sua região de atuação.

Não conheço a realidade de outros orgãos, mas nos dois federais que
integrei nunca existiu isso de receber atrasado ou coisa que o valham...
Pelo menos para quem lê o contrato. Talvez a experiência ruim com algumas
prefeituras esteja tirando uma parte dos provedores de um dos maiores
consumidores de TI do país, que é o governo.

sds,
- Roberto