[GTER] Fwd: [CentOS] Does Huawei break the license of CentOS?

Vinicius Peretti vinicius at basepro.com.br
Wed Feb 21 13:22:39 -03 2018

Bom dia,

Na década de 90, RedHat tornou-se um padrão de distribuição, por ter
uniformidade de versões e principalmente um sistema de pacotes eficiente
(rpm), de outro lado se estabeleceram Debian (dpm) , Slackware (tgz mais
simples) entre outros.

As principais raízes utilizadas sempre foram RedHat e Debian, sendo o
RedHat por ter uma empresa dando suporte, o mais escolhido para
desenvolvimento de aplicações comerciais.

RedHat também era a distribuição mais utilizada como base, para novas
distribuições com fins comerciais, o Debian sempre foi mais escolhido no
universo acadêmico/científico.

Até a versão 8 o RedHat estava disponível gratuitamente, e servia de
base para o RedHat Enterprise, que era uma distribuição disponível
apenas por subscrição do suporte. Quando a RedHat abandonou a versão
gratuita, mantendo apenas a Versão Enterprise 3, e criou o Fedora Core,
que seria uma distribuição gratuita, porém mais focada em releases
semestrais, e se tronou uma base de testes para o que entraria para as
versões mais estáveis do RedHat Enterprise.

Fedora Core se tronou uma distribuição instável, pouco utilizada em
aplicações comerciais, então um grupo resolveu criar uma distribuição
gratuita e 100% compatível com o RedHat Enterprise, utilizando os
pacotes de fontes fornecidos pela RedHat, que poderiam ser compilados e
distribuídos livremente, deste que não utilizassem as marcas registradas
da RedHat. Essa distribuição é o CentOS.

Então, sim, CentOS é uma cópia idêntica ao RHEL, e sim, só tirou as
marcas e logotipos do RedHat. Esta é a finalidade dele e condições que
ele pode usar.

Toda documentação técnica do RHEL pode ser utilizada no CentOS, versões
de pacotes de aplicativos inclusive desenvolvidos pela RedHat sob GPL
estão disponíveis gratuitamente com o nome CentOS. Mantendo exatamente
os mesmos comportamentos.

Pacotes desenvolvidos para o RHEL são compativeis com CentOS por isso,
resolvem as dependências exatamente da mesma forma. Inclusive os números
de versões da distribuição são os mesmos.

Já outras distribuições, baseadas no CentOS, são compatíveis com RHEL,
mas não necessáriamente idênticas, como é o CentOS.

Quanto ao caso da Huawei infringir código GPL, é complexo afirmar, pois
cada pacote de software pode ter uma licença diferente, e para trocar
uma licença de um software teriam que todos autores e contribuintes de
código aceitar a mudança.

A licença de uma distribuição pode se referir a ferramenta de instalação
dos pacotes, que pode ser própria deles, isso não teria problema, desde
que mantidas as licenças dos pacotes.

A Suse por muitos anos, manteve uma licença restritiva (não GPL) para o
seu gerenciador de pacotes rpm chamdo YaST, que realizava a instalação e
manutenção do sistema, apesar de todo restante da distribuição ser
inicialmente baseada no Slackware e posteriormente incorporar partes do
Red Hat (pacotes rpm e estrutura do sistema ). O YaST e a distribuição
completa só se tornaram GPL em 2004.

Resumindo:

CentOS é uma cópia do RHEL sem as marcas.

Distribuições Derivadas CentOS não necessariamente são cópias, pois
podem conter pacotes com versões diferentes ou outras aplicações que
tornam alguns aspectos incompatíveis.

EulerOS pode ter ferramentas próprias, adicionadas a distribuição com
licenças próprias, desde que essas não utilizem código GPL que seus
autores não autorizem.

Sds,

Vinicius Peretti