[GTER] ISP sem suporte a IPv6 e outros problemas...

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Feb 19 17:26:52 -03 2018

> [...]
> reclamo e' que pelo o que contratei nao ter routes externas me deixa
> com muita raiva. E durante um grande periodo de tempo nao ter route
> nem para servicos locais ( como o **registro.br** ) deveria ser algo
> explosivo!
>
> Pelo o que eu entendo o **registro.br** e' manager da **internet (?)
> ** brasileira. Nao sei se manager e' o palavra correta mas fiscaliza
> ou criar regras. ( Ate' hoje nao entendo muito bem qual e' o papael do
> **registro.br**, nao por qualquer motivo dele, mas sim meu, nao fui

Nenhuma das afirmações é correta. A Internet não é controlada ou
gerenciada, apenas coordenada nos aspectos em que coordenação seja
necessária, como endereços IP e nomes de domínio.
Para que registro.br seja único, é necessária que haja essa coordenação...
e só. Este vídeo pode ajudar nesse entendimento:

https://www.youtube.com/watch?v=ZYsjMEISR6E

(Os 3 anteriores dessa série podem ser úteis também no contexto mais amplo
desta thread)

> E eu nao consigo acessar o **registro.br**... Nao faz sentido para
> mim.

O Registro.br é um serviço disponível na Internet tal e qual outros
serviços, também sujeito a problemas de alcançabilidade.

E todo esse caso... Acredito que seja um problema de configuracao ( me
> corrigem se eu estiver errado ). Alias, eu estou com esse problema de
> route desde o inicio do ano praticamente. E realmente foi de uma hora
> para outra.

Como a Internet se tornou muito TCP-dependente, pode ser que UDP que não
seja DNS não esteja sendo mais tão testado quanto era no passado (quando
UDP era típico em streaming). Seus problemas se repetem apenas com TCP ?

Rubens