[GTER] ISP sem suporte a IPv6 e outros problemas...

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Feb 17 22:03:03 -02 2018

Vivo em Campos do Jordao, Sao Paulo. Fiz um software estranho que e'
> meu principal income hoje. Meu ISP me deixa offline de 01.00h a 01.20h
> todo dia, alem de ter erro em routes com maquinas localizadas nos
> USA. E nao me oferece IPv6 para facilitar minha vida e talvez acabar
> com alguns gargalos que tenho hoje.

Me parece que você está apoiando uma tarefa de geração de receita em cima
de um conjunto de conexões domésticas... então uma das coisas a olhar seria
ter alguns VPS ao invés da sua casa controlando o seu negócio, e usar as
conexões domésticas apenas para correções de curso.

Mais especificamente, você está numa cidade cujas conexões com o vale são
sabidamente frágeis por queda de barreiras levando com elas as fibras em
postes nas estradas.Então mesmo um ou mais links corporativos podem te
deixar na mão.

> ## bottom line
>
> - O que posso fazer para que meu ISP se torne aceitavel?
>
> - Existe algum ISP que tenha essas qualidades que estou buscando?

Na sua cidade em particular, a situação é mais difícil que na média do país
que já é ruim.

> - Existe algum empresa ou departamento do governo que fiscalize esses
>   servicos? No caso, posso pedir alguma coisa em troca dos dias que
>   fico sem connection com os servicos que uso?

Todo contrato entre consumidores e empresas está sob supervisão do sistema
judiciário. Então o que seu contrato disser sobre garantias e serviço que
não estiver sendo cumprido, pode embasar ação de reparação.

> - E' normal os ISP serem tao merda no Brasil?

A satisfação típica é baixa sim.

> - Alguem quer fazer uma sociedade e montar um ISP de verdade no
>   Brasil? Estou realmente disposto a fazer isso.

O ponto não é no Brasil, mas num local específico. Por mais que existam
milhares no país, para cada pessoa importa o serviço que ela tem... você
tem até mais sorte que a média em ter 3 opções de ISPs locais mais a
incumbent (Vivo), muita gente tem no máximo 2 opções.

> [1]: Nao consegui localizar o **CoC**.

https://eng.registro.br/gter-list-policy.txt

Mas confesso que está precisando de uma atualização... por exemplo, a
não-moderação a priori hoje é atributo da lista Caiu, não da lista do GTER
que é sempre moderada, desde que se cindiu os tópicos de indisponibilidade
(Caiu).

Rubens