[GTER] Opinião sobre CGNAT com porta estatica

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Feb 7 10:52:42 -02 2018

Aaaaa Siiimmm!
Tens toda razão!

Tem o problema do legado, que está gradativamente morrendo...
E tem o problema dos "ajustes" de rede que acabam acontecendo fora do
controle do provedor.

Exemplos disso:
- Cliente trocando o CPE e colocando algo que não suporte v6 adequadamente.
- Cliente colocando um segundo Wireless-Router(Pela Wan) para Melhorar o
sinal
   - Nesse caso o cliente é parcialmente culpado da inviabilização do v6.
   - O DONO DE PROVEDOR MUQUIRANA SAFADO que comprou um CPE VAGABUNDO com
wireless SISO que não dá cobertura de wireless É O PRINCIPAL CULPADO!
- Cliente que coloca o extensor de Wireless que não funciona em L2, e faz
mais um NAT-Only-V4 na jogada, e deixa só metade da casa com suporte a v6.

E isso são só alguns exemplos...

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação