[GTER] Campanha Técnica IP-Spoofing

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Feb 1 12:03:38 -02 2018

On Thu, 1 Feb 2018, Douglas Fischer wrote:

> ​Opa, acho que está havendo uma confusão de conceitos...
>
> RP-Filter não é statefull firewall.
> Não necessariamente a conexão precisa ter saído por aquela interface.
> É só um lookup na tabela para ver se existe rota para aquela interface
> apontando para alguma coisa que bata com a origem do pacote.
>
> A rota default pode ou não cobrir o RP-Filter lookup, depende da
> implementação.

pense no caso em que você tem mais de um upstream, tem zilhões de rotas
para cada um deles, e não tem rota default. o pacote sai por A porque é
por lá que há uma rota na FIB (tabela do kernel), mas volta por B, e isso
é normal. No entanto não há na FIB uma rota do destino por B e o RP-filter
rejeita o pacote. Não haveria esse problema se o RP-filter se baseasse na
tabela RIB, mas essa está no nível de aplicação, com o programa que
processa o protocolo BGP, e não no kernel e o filtro está no kernel,
usando somente informações do próprio kernel (a FIB).

Resultado: um pacote que não era falsificado foi rejeitado.

Conselho de amigo: NUNCA use RP-filter em multihoming!

Numa situação bastante comum, a interface para a rede interna é
single-homed, e nela é possível aplicar o RPF sem problemas.