[GTER] Fugindo do Mikrotik

flavio.hayashi flavio.hayashi at mega.udi.br
Wed Aug 22 07:49:14 -03 2018

André,
Tenho um Linux rodando meu BGP aqui e zero de nat nele.
Preciso explicitar para não fazer a conntrack ou não?
Abs,
Flávio

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
-------- Mensagem original --------De: André Carlim <andre at stubnet.info> Data: 21/08/18  19:20  (GMT-03:00) Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br> Assunto: Re: [GTER] Fugindo do Mikrotik
Pessoal, desculpa a mensagem anterior, a droga do navegador travou e dai
o clique saiu errado no roundcube..

Vi que ninguém fala de conntrack... Indiferente do soft-router que
escolher, se ativar conntrack 'eeee morreuuuu'!

Eu participei de um projeto com algo próximo de 65Gbps em soft-router, e
sempre a mesma coisa, se ativar a conntrack, mata a caixa, claro não
estou falando aqui de Hardware Routers famosos, todos sabemos que
possuem recursos bons para trabalhar com alto volume de transito,
inclusive com conntrack ativa.

Com conntrack ativa eu nunca tive roteador de borda, todavia roteadores
de CGNAT já perdi a conta, e alguns foram mais de 12Gbps, claro 24
núcleos reais (Xeon Serie E5 v2, escolhidos a dede, com frequencia alta
e modo max performance ativo direto na bios, com HT desativado) e duas
placas de rede mellanox dual port totalizando 4 portas, duas uplink em
LACP e duas downlink em LACP também, feitos os calculos de QPI e
throughput do pci-ex, ficou "bão", os 12Gbps é só no sentido downstream,
de upstream quase 2Gbps, os núcleos no momento de pico, consomem, não
tem como não gastar, mas o foco não é esse, só falei a titulo de
curiosidade.

Então, indiferente do hardware e do software, vai ter que cuidar disso,
e fazer ajustes finos, eu tenho que puxar a brasa pro lado do Debian +
Quagga, que é o uso sempre, e todos esses cases, são com essa dupla. A
dica é se usar Debian, hoje, instale o kernel do backports, esta no
4.17. Tem muita melhoria no netfilter/roteamento, graças ao time de
desenvolvimento do facebook, colaboram muito, os CGNAT nem se comparam
com os kernels anteriores e os de agora.

---

Atenciosamente,
André Carlim
StubNetwork