[GTER] Fugindo do Mikrotik

Emerson Barea emerson.barea at gmail.com
Tue Aug 21 08:06:22 -03 2018

Opa, ai sim...
Debian ou Ubuntu com Quagga, Bird ou GoBGP.

Debian - estabilidade e facilidade em encontrar material e pacotes
Ubuntu - tudo do Debian, mas com mais facilidade de encontrar guides que
usam ele como exemplo de SO nos howtos, então é copiar e colar.

Quagga - estável com muito material e histórico de estabilidade (estrutura
um pouco complexa para fazer adequações particulares, caso queira)
Bird - na verdade não usei ainda, mas tem uma lista (comunidade) bastante
participante. O NIC está usando (ou vai utilizá-lo) nos RS do IX (segundo
informações passadas no IX Fórum). Ainda não tem todas features encontradas
no Quagga.
GoBGP - estrutura simples e fácil de usar. Comunidade participativa (canal
no Slack - quando pergunta recebe a respostas rapidamente (minutos))

Resumindo, eu uso Ubuntu com Quagga, mas vou experimentar ativações com
Bird para ver o que ele tem de melhor para oferecer.

Obs.: quando se fala de software livre, é questão de gosto de cada um. Não
posso dizer que estas ferramentas são as melhores, apenas que "gosto" mais
delas por atender o que preciso e eu saber trabalhar com elas. Pense no seu
profissional... o que eles conhecem de SO e ferramentas, qual distro eles
se sentem mais tranquilos para trabalhar? Qual distro ou ferramenta está
mais consolidada no mercado entre os profissionais de TI? Todas essas
perguntas devem ser feitas para evitar problemas com profissionais no
futuro.

Emerson