[GTER] Smart TVs NetFlix

Raphael Pontara pontara at outlook.com
Fri Aug 10 22:27:37 -03 2018


@Davi,

Juro que tentei entender, mas não compreendi o que você está tentando dizer.

Eu também fiquei curioso em relação a ‘recomendação da Netflix para MTU de 1460’.

Você poderia compartilhar o link exato que fala sobre isso?

Só achei alguns tópicos no underlinux e no clubedohardware.
Nenhum dos tópicos com credibilidade, apenas achismo.


Raphael Pontara
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+55 27 99998-6904 (Vivo)

Em 10 de ago de 2018, à(s) 18:04, Davi Nunes <cahet.davi at gmail.com> escreveu:

> Ta, já que falei com " conjecturas"
> 
> Voltando para analisar a 2a resposta que dei, "...alguns modelos de TVs
> junto de alguns modelos de roteadores(esse casamento)..."
> Tirando esse trecho por base, estou alocando o lugar de infra especifico,
> casa do cliente, onde esta roteador + TV + outros equipamentos.
> Por que falei que não entraria no mérito, simples, se você apenas tivesse
> feito o que pedi, iria perceber que isso já estava saindo totalmente do
> foco, uma vez que o problema esta sendo Smart TV + conexão e não Provedor +
> Smart TV, com isso, entendeu que o lado que se deve modificar não é no
> provedor?
> 
> Quanto a conjectura novamente, pedi para pesquisarem, afinal, se não temos
> tempo de analisar tudo, pelo menos damos o caminho das pedras, justamente
> para os que vão questionar, tirar seu próprio aprendizado. E como é do
> tipo, só acredita vendo, acaba só alongando mais ainda o tópico sem ser
> relevante, uma vez que, não da valor até para as RFCs, afinal, não consegue
> ver elas também até que seja testada por você mesmo em sua teoria.
> 
> Bom finalizei essa parte.
> 
> 
> Em sex, 10 de ago de 2018 às 13:58, Flávio Martins <
> flavio at directtelecom.com.br> escreveu:
> 
>> Nosso caso foi meio diferente dos demais, tivemos problema semelhante aos
>> relatados, somente Netflix parando nas TV’s (em especial panasonic e
>> Samsung), todos os outros app’s rodavam normalmente na tv, e o Netflix no
>> computador e smartphone tbm sem problemas.
>> 
>> Observamos que isso só acontecia pq um dos nossos upstream estava com RPF
>> habilitado.
>> Bastou desabilitar e o problema desapareceu.
>> 
>> É o tipo de coisa meio esquisita de se analisar, mas.... foi o que houve
>> por aqui. Conclui que a TV precisasse acessar algum destino que era afetado
>> pelo RPF, coisa que no smartphone e computador não acontecia.
>> 
>> Em sex, 10 de ago de 2018 às 11:46, Rogerio Alves <
>> rogerioapedroso at gmail.com>
>> escreveu:
>> 
>>> Aqui tenho problemas com tv da samsung, e não revolve nada mexer no mtu,
>>> fiço ate um L2L, passando 1500 de mtu, tbm não resolveu nada!
>>> Creio que algumas tvs estejam com problemas em seus servidores para
>> alguns
>>> serviços. No meu caso, so não funciona Netflix, os videos carregam em
>> 100%
>>> e não abrem, ja qualquer outro serviço de streaming funciona. Ja entrei
>> em
>>> contato com o suporte da samsung e da netflix, nos testes deles não
>> acharam
>>> nada, mais não funciona na tv, e funciona nos demais equipamentos e na tv
>>> da LG...
>>> Att. Rogerio Alves
>>> 
>>> Em sex, 10 de ago de 2018 às 09:34, Andre Almeida <andre at bnet.com.br>
>>> escreveu:
>>> 
>>>> Cara, essas conjecturas é que matam.....
>>>> 
>>>> Eu sou meio tomé.... ver pra crer.
>>>> 
>>>> Só estou questionando porque tenho dificuldades pra entender algo mal
>>>> explicado.
>>>> 
>>>> Se não quer entrar no mérito da coisa, por que responder a thread?
>>>> Estou apenas questionando e colocando meu ponto de vista pois tenho
>>>> interesse em entender.
>>>> E isso deveria ser considerado algo normal !
>>>> 
>>>> Mas quem começa respondendo algo com base em conjecturas,
>>>> realmente na hora de explicar não tem como. Vai ficar no:  "Faz assim
>> que
>>>> funciona."
>>>> 
>>>> E ta cheio de provedor "hilux" no CTRL + C e CTRL + V na internet, que
>> na
>>>> minha opinião vai fazer cagada abaixando MTU dos clientes sem entender
>> o
>>>> porquê.
>>>> 
>>>> Att,
>>>> 
>>>> Andre
>>>> 
>>>> Em 9 de agosto de 2018 19:00, Davi Nunes <cahet.davi at gmail.com>
>>> escreveu:
>>>> 
>>>>> @Andre Almeida, releia os e-mails, caso não entenda ao que estou me
>>>>> referindo, reflita e releia eles novamente.
>>>>> 
>>>>> Não irei entrar nesse mérito.
>>>>> 
>>>>> Como falei, pesquisem, façam testes.
>>>>> 
>>>>> Quanto a recomendação da netflix, temos o google ai e vários sites
>> que
>>>>> guardam cache das paginas, basta procurar.
>>>>> 
>>>>> Em qui, 9 de ago de 2018 às 17:46, Andre Almeida <andre at bnet.com.br>
>>>>> escreveu:
>>>>> 
>>>>>> Quando você abaixa pra 1400, o MSS Clamping iria tratar o
>> handshake
>>>> com
>>>>>> 1360 bytes de payload do pacote.
>>>>>> Mas não faz sentido MTU resolver qualquer problema, a menos que seu
>>> MSS
>>>>>> Clamping não estivesse funcionando corretamente.
>>>>>> 
>>>>>> Já em um frame ethernet padrão de 1500bytes, ter1460 de payload é o
>>>>> comum,
>>>>>> pois se trata de um payload de pacote com cabeçalho TCP/IP.
>>>>>> 
>>>>>> Clientes sem PPPoE devem funcionar sem os 8 bytes do PPPoE no
>>>> cabeçalho,
>>>>>> entregando 1500bytes de MTU.
>>>>>> 
>>>>>> Já clientes com PPPoE usando 1492 teriam payload de 1452 e clientes
>>> com
>>>>>> 1480 de MTU teriam 1440 de payload.
>>>>>> 
>>>>>> Onde exatamente a netflix recomenda que se faça isso?
>>>>>> 
>>>>>> Será que não é o caso de seu L2 não transportar pacotes com mais do
>>> que
>>>>>> 1500 de MTU?
>>>>>> 
>>>>>> E por usar talvez VLAN, MPLS ou outro protocolo que agregue bytes
>> no
>>>>>> cabeçalho, fazer a conta correta para que se diminua no payload o
>> que
>>>> não
>>>>>> se pode aumentar no frame?
>>>>>> 
>>>>>> 
>>>>>> Isso é história mal contada.
>>>>>> 
>>>>>> Não vejo relação nenhuma com MTU o problema da Netflix, a não ser
>> que
>>>>> seja
>>>>>> especifico pra um provedor que fez a conta mal e saiu resolvendo
>>>>> abaixando
>>>>>> MTU dos clientes.
>>>>>> 
>>>>>> Ao meu ver quanto mais próximo dos 1500 bytes, melhor é.
>>>>>> 
>>>>>> Andre
>>>>>> 
>>>>>> Em 9 de agosto de 2018 13:51, Davi Nunes <cahet.davi at gmail.com>
>>>>> escreveu:
>>>>>> 
>>>>>>> Quanto você está utilizando PPPOE, uma parte do cabeçalho do
>>> pacote é
>>>>>>> utilizado.
>>>>>>> 
>>>>>>> O recomendado pela própria Netflix para seus app de Smatrs é que
>>> seja
>>>>>>> definido no roteado 1460.
>>>>>>> 
>>>>>>> Porem, mesmo com a recomendação, alguns modelos de TVs junto de
>>>> alguns
>>>>>>> modelos de roteadores(esse casamento), não faz a comunicação da
>>> forma
>>>>>>> correta, onde o app vai funcionar normalmente em outros
>> aparelhos,
>>>>>>> incluindo Smarts de Marcas diferentes, menos na Smart TV em
>>> questão.
>>>>>>> 
>>>>>>> Dai vem o motivo que citei para que seja usado 1400 (não será a
>>>> solução
>>>>>>> definitiva, afinal, vez e outra a netflix atualiza o app e as
>> vezes
>>>>> para
>>>>>> de
>>>>>>> funcionar e informa para seu cliente que  o problema é com o seu
>>>>> provedor
>>>>>>> de internet e não no famigerado aplicativo e/ou modelo de Smarts
>>> TVs,
>>>>> ano
>>>>>>> passado houve um problema bem serio com o codec)
>>>>>>> 
>>>>>>> Aos que ainda ficaram curioso quanto ao por que de definir MTU
>> 1480
>>>> pra
>>>>>>> baixo, sugiro que pesquisem a respeito do cabeçalho DHCP e PPPOE,
>>>> mas,
>>>>>>> alertando, evitem a todo custo que sejam menor que 1400.
>>>>>>> 
>>>>>>> 
>>>>>>> Em qui, 9 de ago de 2018 às 12:54, Andre Almeida <
>>> andre at bnet.com.br>
>>>>>>> escreveu:
>>>>>>> 
>>>>>>>> Porque acima disso é complicado?
>>>>>>>> 
>>>>>>>> A sua TV deve ter uma comunicação de 1500Bytes entre ela e o
>>>>> roteador,
>>>>>>>> sendo WiFi ou cabeada.
>>>>>>>> 
>>>>>>>> Então, nao faz sentido ter que reduzir o MTU.
>>>>>>>> Muitos lugares usam 1500 e funciona de boa.
>>>>>>>> 
>>>>>>>> 
>>>>>>>> Agora é obrigação ter MTU de 1480 ou menos?
>>>>>>>> 
>>>>>>>> 
>>>>>>>> Andre
>>>>>>>> 
>>>>>>>> Em 8 de agosto de 2018 18:43, Vagner Morais - Nwnet via gter <
>>>>>>>> gter at eng.registro.br> escreveu:
>>>>>>>> 
>>>>>>>>> Com MTU 1480 para conexões PPPoE, nunca tive problemas, acima
>>>>> disso é
>>>>>>>>> complicado.
>>>>>>>>> 
>>>>>>>>> -----Mensagem Original----- From: Davi Nunes
>>>>>>>>> Sent: Wednesday, August 8, 2018 4:26 PM
>>>>>>>>> To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
>>>>>>>>> Subject: Re: [GTER] Smart TVs NetFlix
>>>>>>>>> 
>>>>>>>>> 
>>>>>>>>> Coloque o MTU para todos os clientes em 1400 no pppoe, isso
>>>>>> compromete
>>>>>>> um
>>>>>>>>> pouco, mas diminui o caso de problemas com "Smarts"* TVs e
>>>>>> aplicativos
>>>>>>>>> 
>>>>>>>>> *Algumas TVs são Smart apenas de nome, por que parece que
>> tudo
>>>> esta
>>>>>> na
>>>>>>>>> nuvem, se elas não consegue acesso a internet, nem funciona
>>> essa
>>>>>>> coisa..
>>>>>>>>> 
>>>>>>>>> Em qua, 8 de ago de 2018 às 14:53, Cobausque Gabriel <
>>>>>>>>> cobausque at hotmail.com>
>>>>>>>>> escreveu:
>>>>>>>>> 
>>>>>>>>> Boa tarde a todos..
>>>>>>>>>> 
>>>>>>>>>> Alguém com problemas com a Netflix em TVs Smart no último
>> mês?
>>>>>>>>>> Aqui está tendo reclamações e como sempre o ISP e o culpado.
>>>>>>>>>> 
>>>>>>>>>> 
>>>>>>>>>> 
>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>>>>>> 
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>>>>>>>>> 
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>>>>>>>>> Este e-mail foi verificado quanto a vírus pelo AVG.
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>> Atenciosamente,
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