[GTER] IX - ATMv6 - Pacotes Broadcast(multicast) corretamente esperados

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Sun Apr 29 17:21:23 -03 2018

Estou construindo aluns filtros para identificar quem está emitindo pacotes
inadequados nas Vlans de ATM do IX.

Para a Vlan de v4, creio que a questão já esteja razoavelmente bem definida.

Mas para a Vlan de V6 estou com dificuldades para definir oque que são
pacotes corretos e oque são pacotes "errados".

Por exemplo estou pegando pacotes da seguinte linhagem:
- ICMPv6 - Multicast Listener Query
- ICMPv6 - Multicast Listener Report
- ICMPv6 - Multicast Listener Report Message v2
- ICMPv6 - Router Advertisement

Pelo meu entendimento, na Vlan de V6,
em broadcast(multicast) só deveriam ser emitidos pacotes
ICMPv6.ND.NS(Neighbor Dicovery - Neighbor Solicitation).
CONFERE?

Além disso, percebi que estão sendo emitidos pacotes
do tipo ICMPv6.ND.NS com destino a rede link-local (FE80).

Aí vem minha MAIOR PERGUNTA!
Os participantes não deveriam estar emitindo esses pacotes
somente perguntando por destinos na Faixa Rede do ATMv6?

​P.S.: Durante essa semana a constatação desse comportamento
e o sono me levaram a chegar​ a uma conclusão equivocada.
Passei orientações erradas num grupo de telegram.
Pela educação que recebi de meus pais, já pedi desculpas
por esse equívoco, as quais reitero aqui.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação