[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Wed Apr 25 17:44:42 -03 2018

On Sun, Apr 22, 2018 at 8:15 PM Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
wrote:

> Eu ainda não consegui entender qual é o problema em utilizar Raspberry Pi
> para isso ?
> São tantas requisições por segundo assim que há a possibilidade de saturar
> os 3 RPi ?
> Qual o custo de processamento de uma requisição NTP ?
>
> RPi é capaz de fazer bem muito mais coisa desse tipo do que se bota fé
> nele.

Até então, o RPi só não está em uso por causa da minha ignorância, por
assim dizer, sobre a necessidade de um RTC+bateria, na unidade que servirá
como *ntpd*. Eu continuo lendo sobre o assunto e não descartei a hipótese
dos RPi. Com eles é possível fazer tudo com 1U ou 2U.

> E pra melhorar o cenário tem ainda 2 opções extras que são esse RTC ou o
> que o Rubens citou de colocar o NTPd pra não responder antes de ter
> sincronizado com oa de cima.

O ponto de não responder antes de elegar o *peer* está na lista de
leituras. Isso é interessante. Já tenho um *script* para verificar se o
*ntpd* está rodando e se está com um *peer* selecionado.

> Acredito que não há necessidade de usar hardware velho, gastar mais
> energia, ocupar mais espaço se existe solução mais otimizada e em conta que
> fez bem o mesmo trabalho.

Também acredito nisso e por isso estou buscando algo que seja econômico e
funcional!

Obrigado!