[GTER] Facebook atraves de IX.BR

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Apr 20 22:10:32 -03 2018

> Hum? Assim como a Microsoft fez? Onde?
>
> A Microsoft não saiu do IX.br. A Microsoft tomou a decisão de usar
> sessões bilaterais BGP no lugar de usar o servidor de rotas. A Microsoft
> convidou os interessados em fecharem sessões bilaterias a preencherem o
> formulário: https://www.microsoft.com/Peering/PeeringForm. Até onde é de
> meu conhecimento (e isso pode ser inferido da lista de IXs apresentada
> no formulário) é uma política global.

Algo que talvez desse para trabalhar via IX-F seria um conjunto padrão de
communities para controle de propagação de anúncios. Porque no fundo, o que
eles estão fazendo de colocar um numa sessão pode ser realizado também via
communities... mas no IX.br as communities são de um jeito, no AMS-IX de
outro, no DECIX de outro; para quem gerencia uma rede global, homogeneidade
é importante e apesar do stress significativamente maior no plano de
controle, dá para controlar tudo no mundo todo do mesmo jeito.

Eu sei que como sempre vão haver ou PNIs ou ligações dedicadas, esse
suporte já era necessário de toda forma. Mas em escala isso compensaria.

Já do ponto de vista dos participantes, não são tantas Web-scales assim
para fazer diferença. Daria para contar nas mãos o número de sessões.

Rubens