[GTER] Facebook atraves de IX.BR

Rogerio Mariano rsouza.rjo at gmail.com
Thu Apr 19 17:55:43 -03 2018

Olá Michael,
Boa tarde !

Já tentou abrir um simples chamado no noc at fb.com ?

Eu havia dito uma vez na lista CAIU e vou repetir aqui no GTER, é um
pensamento errado crer que toda Web-Scale (Google, FB, Netflix, Amazon,
Microsoft, Twitch) que fornece serviços de Edge (SFI e CDNs) tem que ter a
obrigação de estar sempre 100% funcional no IX.br (999,99) e não poder
remover seus anúncios do IX.br quando entender ser necessário para sua
operação de rede, ou por qualquer outra razão deixar de estar "ready" e/ou
passar a ter uma política de trafego seletiva e/ou restritiva.

O que acontece se o FB decidir sair do IX.br ? (assim como a Microsoft
fez..)

Na verdade, é obrigação do provedor buscar o conteúdo (por transito,
transporte, fibra apagada, IRU, etc..) seja onde for para os seus usuários
e cumprir seus respectivos SLAs, ou seja, tentar buscar o conteúdo da
melhor maneira possível sem depender da Web-Scale no IX.br ou em qualquer
outro tipo de IXP ou NAP. (sim, possivelmente isso vai custar mais).

Todos tem que estar preparados para caso (por exemplo) uma Web-Scale decida
mudar a sua política de interconexão e passe a fazer apenas em PNI ao invés
de SFI (Peering Publico) ou comece a ser mais seletiva na suas escolhas de
SFI e troca de tráfego.

Isso é uma possibilidade e real.

Abraços,

RMS