[GTER] Implementa??o IPv6 Mikrotik PPPoE - Quedas Constantes de Clientes

noc digitalnetms noc at digitalnetms.com.br
Thu Apr 19 14:08:06 -03 2018

Pessoal desculpem minha ausência, estava em um curso e só agora consegui
responder... vamos lá

COM RELAÇÃO AO COMENTÁRIO DO AMIGO: Douglas Fischer:

A pilha dupla é no mesmo Tunnel PPP?
> Ou tem dois PPPs um para v4 e outro para v6?
> (Sinceramente não gosto dessa solução de dois tuneis)
RESPOSTA: Isso pilha dupla no mesmo túnel

> ​Existem mais de um B-RAS atendendo a mesma Vlan de PPP?
> Já enfrentei um problema semelhante na hora em que o cliente manda o PADR
> para o B-RAS escolhido...
> Mas foi uma versão bem antiga.

*RESPOSTA:Não apenas um para essa vlan.*

Comentário do amigo Paulo Henrique:

"....Do lado do cliente (na minha casa por exemplo) tenho um WR840N com
firmware
atualizado, porém, já notei alguns problemas com ele:
       a) Quando habilito IPv6 e seleciono PPPoEv6 ele simplesmente apaga
as informações de login e senha da conexão PPPoE que foram configuradas na
WAN, com isso nem v4 funciona.
       b) Se ele estiver configurado como PPPoEv6 (depois de configurar
novamente o login e senha na WAN) e não conseguir receber IPv6 por algum
motivo qualquer, o tunel ppp fica caindo - parecido com o seu caso.

Este cenário usa pilhla dupla em cima do mesmo tunel PPP.

Lembrando que no profile do PPPoE Server você deve ter habilitado o IPv6
mas não marcou como "requerido" certo?....."

*RESPOSTA: b) Pois bem, no meu caso é parecido com o seu, meu concentrador
por algum motivo não  atribui o ipv6 para o roteador, e a conexão fica
caindo.*
*Ainda não obtive sucesso, estou testando outras versões.*

COM RELAÇÃO AO COMENTÁRIO DO AMIGO : Leandro Nogueira:

Paulo e Nilson...

Estou iniciando a implementação do ipv6 e aconteceu a mesma coisa. Alguns
clientes (cerca de 30%) recebem o IP da Wan e Lan normalmente. Já os demais
não recebem o ipv6 na Lan.

Uso o mesmo túnel para v4 e V6 e atualizamos a rb para a última versão
6.41.4. Todos os cpe são dlink dir 615.

Tambem comparei a configuração e versão do cpe e estão exatamente iguais.
Ontem quando ativamos um cliente novo ocorreu tudo normal, ipv6 na Wan e
Lan.

Reiniciei a rb e o cpe de alguns clientes que não recebem o IP na Lan e
nada mudou :/

Att
Leandro

*RESPOSTA: Amigo, ainda estou testando,s em sucesso mas em breve
encontraremos a solução, talvez ajude no seu caso assim que tivermos
evolução aviso!*

COM RELAÇÃO AO COMENTÁRIO DO AMIGO : Josué silva santos:

Cara, A unica cpe(software) de que vi funcionar de maneira decente com ipv6
e o OpenWrt/Lede. Porém nao em sua versao padrao, mas com a dupla
radvd/dibbler configurados. Já fez analise de trafego para ver para se alem
do ip da cpe esta entregando o prefix-delegation para ser atribuidos as
lans da cpe?

*RESPOSTA: Então, não fiz teste ainda com OpenWRT mas gostaria de fazer, se
puder dar um auxilio para esses cpe tp-links, como realizar eu agradeço,
pois eu não encontrei uma versão que me desse "confiança" em fazer, pois
são N modelos de placas... enfim qualquer ajuda será bem vinda! E com
relaçao a atribuição do prefix ele atribui normalmente, quando não acontece
as quedas...*

COM RELAÇÃO AO COMENTÁRIO DO AMIGO :Otavio Augusto:

Em relação ao IPv6 a única coisa que notei com os Tpliink foi a falta
de um firewall básico neles. Via IPv6 tudo liberado das portas 0 até
65mil

*RESPOSTA: Bem notado amigo, não havia me atentado a isso, irei verificar
também em relação.*

COM RELAÇÃO AO COMENTÁRIO DOS AMIGOS: Soares e Demétrio Costa Góis::

"Soares: Os novos firmwares da D-LINK para o DIR-610, DIR-611 e DIR-615
funciona sem problema.

Testamos aqui também um modelo da linha DIR-800 com AC, não funcionou com
pila dupla."

"Demétrio Costa Góis: Também tenho dlink dir-611 dir-615 ambos funcionando
com IPv6 e eles fazem a entrega normalmente dos prefixos PD na LAN.

*RESPOSTA: Então não tenho problemas com a linha dos D-Links em relação ao
IPV6 em pilha dupla aqui também, funcionam que é uma beleza! Mas o que me
deixa confuso é que o Dando do TP-LINK conecta em outro concentrador (mk)
onde no mesmo é atribuído o IPV6, posso desconectado quanto quiser que ele
sempre consegue trabalhar em pilha dupla, já quando mudo a autenticação
para esse concentrador em questão ele começa a me dar trabalho com diversas
desconexões....*

____

Bem pessoal, voltei e estou efetuando mais testes, ainda sem efeito, estou
tentando outras alternativas mas nenhuma de concreto até agora, mas vamos
lá, logo encontrarei uma solução que não seja paliativa. Abraço e obrigado
a todos por enquanto, ainda sigo na solução!!

Atte.

Nilson Buno