[GTER] Monitor ARP SNMP Agent

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Apr 19 10:30:07 -03 2018

Shine,
faz todo sentido suas perguntas.

Então, sem mistério, deixo claro que o objetivo primários é criar um
mecanismo para ajudar a resolver o problema de ARP-Flood no IX-SP.
Mas já enxerguei possibilidade de uso dessa ferramenta em outros ambientes:
 - Outros IX
 - Rede industriais(são sensíveis a broadcast).

"1) coletar pacotes ARP
Não está claro se você quer um ARP table ou se você quer uma projeção de
ARP broadcast.
Se for o ARP table tudo bem, fácil de obter. Mas qual o sentido de ter um
ARP table? Isso não muda tão significativamente.
Agora se você quer um ARP broadcast counter, já muda de figura. Isso não é
obtido trivialmente via SNMP."

A ideia é na verdade criar multi-contador de pacotes, com base numa
informação de sub-rede, e fazer com que esse contador seja acessível via
SNMP.

   - ARP-Request Emitidos por esse IP Perguntando destinos Dentro da Faixa
de rede especificada
     - IP 1
     - IP 2
     - IP ..
     - IP N
   - ARP-Request Emitidos por esse IP Perguntando destinos FORA DA FAIXA de
rede especificada
     - IP 1
     - IP 2
     - IP ..
     - IP N
   - ARP-Gratuitos Emitidos por esse IP
     - IP 1
     - IP 2
     - IP ..
     - IP N
   - ARP-Request Emitidos todos os IPS Perguntando por esse IP como destino
     - IP 1
     - IP 2
     - IP ..
     - IP N
   - ARP-Request emitidos por IPs fora da faixa especifica
     - Contador seco Global
​
Estou considerando um mecanismo de definição automática da faixa de
sub-rede a ser trabalhada buscando diretamente na configuração da placa de
rede, ou com a opção de forçar a faixa desejada no arquivo de configuração.

"2) formatar a informação
De posse desses pacotes, o que vai ser exatamente monitorado? Quantidade
absoluta? Top talkers?"

Disponibilizando essa informação granularizada via SNMP, usando qualquer
uma dessas ferramentas comuns de monitoramento(Nagios, Zabbix, Zennos,
Observiun, Etc...) oque fazer com essa informação, o céu é o limite.

Meu sonho é a parte de Triggers e Reações ser implementada pelo IX (quarentena
continuada).
https://youtu.be/TgFlRXCxRX0?t=24m55s
Com o Zabbix do IX.BR, isso ficaria mole-mole.

Mas um dos objetivos é entregar a cada participante do IX a possibilidade
de saber quem são os cara que estão causando problema.
Tendo a informação, faz o que achar melhor...
Quem sabe cada participante automatizar em seu sistema de monitoramento um
envio de e-mail para os participantes barulhentos?