[GTER] Provar que cliente está compartilhando/revendendo acesso

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Apr 18 09:59:25 -03 2018

Uma coisa que pode te ajudar a identificar esse tipo de usuário são dados
históricos e subsequentemente gráficos.

A - Dados históricos de número de conexões simultâneas, TCP e UDP.
B - Dados históricos de banda passante.

Com o B, consegue também calcular Banda consumida acumulada.
Isso levaria ao cálculo de franquia.
Isso um excelente indicativo, mas pode indicar duas coisas:
1 - Heavy Users (estamos falando dos torrent Guys, que nem sempre é ruim
ter na sua rede )
2 - Compartilhador(que é o que você quer encontrar).

A franquia é um tema polêmico!
Eu pessoalmente não sou contra franquia(flames > /dev/null). Mas num
percentual "coerente".
Eu acho que 50% da capacidade nominal da banda contratada de franquia é um
valor EXCELENTE.
(Essas franquias que se vê por aí ficam em menos de 1% do nominal.)
Menos de 1-2% dos teus clientes vão passar dessa cota, e esses merecem
certa atenção.

Se não me engano, a franquia está "proibida"...
Mas não acho de todo ruim a metodologia que as grande fazem de colocar a
franquia no contrato, e fazer vista grossa para quem estoura a franquia, e
usar isso em caso de "clientes inconvenientes".

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação