[GTER] Provar que cliente está compartilhando/revendendo acesso

Vanderson vandersonrescom at gmail.com
Tue Apr 17 19:46:48 -03 2018

Boa noite,

Se tiver acesso ao CPE do cliente, veja a lista de DHCP dos IPs locais,
se tiver muitos IPs usados, ao ponto de um IP local /24 estar mais da
metade preenchido, é por que tem uma evidência de que existe muito
dispositivo na rede.

Apesar que se é uma pessoa jurídica, ou até mesmo física, que tem uma
lanhouse por exemplo, uma boa quantidade de IPs vai estar preenchido de
um /24 por exemplo. se for pessoa jurídica, acredito que tenha direito
até de hospedar websites inclusive mas pelo visto não é o caso.

Do mais, se o cliente desativou o DHCP do CPE, tem DHCP próprio, ou
qualquer coisa parecida, ou criou um NAT interno em baixo de outro NAT
(o NAT normal do CPE) ai fica muito difícil provar qualquer coisa.

Pra ajudar a gente a te ajudar, sua rede é DHCP, PPPoE ou qual é o outro
método para autenticação de clientes? é possível quantificar quantidades
de conexões estabelecidas por minuto desses clientes até pra efeito de
comparação?

Vai desconectar o cliente e cancelar o contrato dele por causa disso?
limitar qualquer coisa, inclusive as portas como sugeriram, pode dar a
impressão que a velocidade contratada não está sendo entregue e esse
cliente pode acionar a anatel por isso.

Att,

Vanderson