[GTER] AS18881 (GVT/Vivo) não alcançando destinos do ATM do IX.br de São Paulo gerando indisponibilidade

Leonardo Suzan leonardosuzan at minutostelecom.com.br
Tue Apr 10 17:10:51 -03 2018

Tivemos um problema de comunicação com o AS deles afetando vários clientes que começou no domingo de páscoa. Mas após uma analise verificamos que o ARP timeout de nossa caixa estava baixo e causando problemas de conectividades com eles em L2. Após os ajustes os problemas cessaram.

Inclusive abrimos chamado no NOC deles e fomos muito bem atendido pelos analistas, que nos ajudaram a localizar a falha.

Se precisar, hum post fixo no grupo do IX do Telegram com os parâmetros a serem ajustados:

ARP CACHE
* 30 segundos: arp who-has 2880x por dia
* 20 minutos: 72x por dia
* 4 horas: 6x por dia

Ajustes por fabricante:

—> Juniper – Padrão 6 horas
* Defina por interface:
arp timeout 14400

* Police de ARP de no mínimo 1M:
set firewall policer limite_arp_ptt-sp if-exceeding bandwidth-limit 1m
set firewall policer limite_arp_ptt-sp if-exceeding burst-size-limit 100k
set firewall policer limite_arp_ptt-sp then discard

* Por interface:
set interfaces <interface> unit <unit> family inet policer arp limite_arp_ptt-sp

—>  Cisco – Padrão 4 horas
* Defina por interface:
arp timeout 14400

—> FreeBSD – Padrão 20 minutos
* No sysctl.conf defina:
net.link.ether.inet.max_age=14400

—> Linux – Padrão 20 segundos
* No sysctl.conf defina:
net.ipv4.neigh.default.gc_stale_time=14400
net.ipv6.neigh.default.gc_stale_time=14400

* Ou por interface:
net.ipv4.neigh.<interface>.gc_stale_time=14400
net.ipv6.neigh.<interface>.gc_stale_time=14400

* Aumentar o tamanho das tabelas (padrão Debian/Ubuntu é 512~1024 entradas):
net.ipv4.neigh.default.gc_thresh1 = 2048
net.ipv4.neigh.default.gc_thresh2 = 4096
net.ipv4.neigh.default.gc_thresh3 = 8192

net.ipv6.neigh.default.gc_thresh1 = 2048
net.ipv6.neigh.default.gc_thresh2 = 4096
net.ipv6.neigh.default.gc_thresh3 = 8192

—> Mikrotik – Padrão 30 segundos
* Limite de neighbors em 1024 em algumas versões;

* Desativar discover:
/ip settings set arp-timeout=4h
/ip settings set max-neighbor-entries=8192
/ip neighbor discovery  set [find] discover=no

* Por interfaces (versões >= 6.36):
/interface ethernet set [ find default-name=<interface> ] arp-timeout=4h

—> Huawei – Padrão 20 minutos
* Defina por interface:
arp expire-time 14400

Leonardo Suzan