[GTER] Duvida arquitetura PTT

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Sep 28 12:34:34 -03 2017

Vlan Translation!

Muito antigamente isso era feito com alças de Caixão, com portas em modo
Acesso na Vlan X e Y.
Como deve imaginar, isso é pouco prático e como um recurso lascado.

Então se faz uma regra de Vlan Translation dizendo:
"Nessa porta, o Vlan-Tag que vier com 2345 mude para Vlan-Tag 10, e o que
vier com Vlan-Tag 2346 mude para a Vlan 20."
Isso varia um pouco de Vendor para Vendor...

P.S.1: Já ví até gente fzendo isso colocando todas essas Vlans na mesma
BVI. Mas é bem tosco.

P.S.2: Eu sempre achei que isso era feito direto na porta do Switch que
chega o link de transporte.
       Mas ouvi falar esses dias que quem faz isso é o P.E. do VPLS.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação