[GTER] Clientes derrubando concentrador PPPoe - CCR1016

Wagner Furquim wagnerfurquim at gmail.com
Sat Oct 21 16:10:49 -02 2017


Boa Tarde,

 Sim, só pra redistribuir os prefixos /32 dos clientes conectados, poderia
ser OSPF por exemplo, no caso uso iBGP como "dynamic routing protocol"


 Qualquer dúvida estou a disposição,


 Obrigado,
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 Wagner A. Furquim Jr

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 e-mail: wagner at assim.net
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*Avenida 9 de Julho, 570 - Centro - CEP 19.360-000 - Santo Anastácio/SP
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Em 21 de outubro de 2017 08:53, Jr - Intervel <junior at intervel.com.br>
escreveu:

> Você diz que a sessão BGP cai, você está rodando BGP + PPPoE na mesma
> caixa?
>
> Em 20 de outubro de 2017 20:27, Wagner Furquim <wagnerfurquim at gmail.com>
> escreveu:
>
> > Boa Noite Srs,
> >
> >  Os concentradores apresentam problema no mesmo instante?
> > *  Geralmente sim, mas já ocorreu em apenas um deles;*
> >
> > Você tem quantas conexões simultaneas nestas CCRs?
> > * em média 850 conexões em cada;*
> >
> > * Não tem relação com quedas de conexão em massa, tenho gráfico da
> > quantidade de conexões por concentrador, e as desconexões só começam
> > acontecer vários minutos depois do CPU colar em 100%.*
> >
> > Ja experimentou filtrar nos APs para deixar passar apenas pppoe session e
> > discovery vindos dos clientes?
> > * Na verdade é tudo fibra nesta região, dá pra tentar fazer na fiberhome,
> > mas cheira dor de barriga.*
> >
> > * Hoje ajustamos todos os gráficos e estou esperando ocorrer, ainda está
> > tudo OK, CCRs com 30% de CPU.*
> >
> >
> >  Qualquer dúvida estou a disposição,
> >
> >
> >  Obrigado,
> >  *ASSIM - Internet do seu jeito.* <http://www.assim.net/>
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> > e/ou privilegiada. Se você recebeu este e-mail por engano, não utilize,
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> > Caso necessite de atendimento imediato, recomendamos utilizar um dos
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> > disponíveis: www.assim.net ou telefone 0800 887 1610. Agradecemos sua
> > colaboração.
> >
> > Somente imprimir essa mensagem se realmente houver necessidade. Pense no
> > seu compromisso com o meio ambiente.
> >
> > Em 20 de outubro de 2017 12:45, Douglas Fischer <
> fischerdouglas at gmail.com>
> > escreveu:
> >
> > > ​Sim Bruno, já é minha conhecida essa gambi de amarrar balanceamento de
> > > serviços pela interface física...
> > >
> > > P.S.1: Eu pessoalmente acho isso uma PORQUISSE sem tamanho.
> > >       Mas fazer oque? É o Jeito que tem de usar melhor as CPUs.
> > >
> > >       P.S. do P.S.1, diz que quando saria RC2 da v7 do ROS isso vai ser
> > > resolvido.
> > >
> > >
> > > P.S.2: Pelo menos, de umas versões para cá, eles pararam com aquele
> LIXO
> > de
> > > interface slave e passaram a colocar tudo como bridge.
> > >
> > >
> > > Em 20 de outubro de 2017 09:32, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>
> > > escreveu:
> > >
> > > > Ja experimentou filtrar nos APs para deixar passar apenas pppoe
> > session e
> > > > discovery vindos dos clientes?
> > > >
> > > >
> > > > É possivel sim um rate limit nos pacotes pppoe discovery, mas é muito
> > > mais
> > > > pratico colocar várias instancias de pppoe em paralelo (uma em cada
> > porta
> > > > da CCR) e ligar multiplas portas no switch dos clientes, para que os
> > > > servidores pppoe balanceiem automaticamente
> > > >
> > > >
> > > > !3runo
> > > >
> > > >
> > > > --
> > > > Cursos e Consultoria BGP e OSPF
> > > >
> > > > ________________________________
> > > > De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Douglas Fischer <
> > > > fischerdouglas at gmail.com>
> > > > Enviado: sexta-feira, 20 de outubro de 2017 08:57:55
> > > > Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> > > > Assunto: Re: [GTER] Clientes derrubando concentrador PPPoe - CCR1016
> > > >
> > > > Será que é no PPPoE mesmo?
> > > >
> > > > Se for, olha pros logs nos instantes que antecedem o Spike.
> > > > Algum dos clientes que conectaram recentemente é que estão causando o
> > > > problema.
> > > >
> > > > Mas, dependendo do design da tua rede e CPEs, eu acho que existe a
> > > > possibilidade de esse tráfego estar vindo pela Ethernet/Wireless por
> > fora
> > > > do PPP...
> > > >
> > > > Já peguei um caso assim.
> > > > Ajudei meu cliente achar a origem cavocando os gráficos do rádios...
> > > > Depois de encontrada a célula e o setor, reduziu para uns 30
> clientes e
> > > > ficou fácil.
> > > >
> > > >
> > > > O que o Vitor falou tem sentido!
> > > > Muito comum quando acontece um pique de luz na cidade...
> > > > Todos os clientes desconectam e reconectam no mesmo momento.
> > > > CPU do B-Ras vai topo...
> > > >
> > > > Se alguém tiver alguma ideia de como colocar um Rate-Limit na
> aceitação
> > > de
> > > > requisição PPP dos MK, chérêia aí cum nóis.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Em 19 de outubro de 2017 21:05, Wagner Furquim <
> > wagnerfurquim at gmail.com>
> > > > escreveu:
> > > >
> > > > > Boa Noite Srs,
> > > > >
> > > > >   Estamos passando por um problema já há uns dias, temos 02
> > > > concentradores
> > > > > PPPoe que gerenciam 3 pequenas cidades, em ambos temos um problema
> > > > > aleatório, 1 ou 2x por dia o CPU das CCRs1016 sobe para 80~100%, e
> em
> > > > > seguida temos vários problemas, exemplo, a sessão BGP caí, clientes
> > > pppoe
> > > > > são desconectados em massa, nós não conseguimos acessar via
> > Winbox/SSH
> > > ou
> > > > > se acessa fica muito lento.
> > > > >
> > > > >   Minha dúvida, um tempo atrás tivemos um problema igual esse e
> > > > descobrimos
> > > > > que eram clientes com DVRs infectados, causando ataques ddos,
> naquele
> > > > > momento lembro que passaram uma dica para identificar estes
> clientes,
> > > > pois
> > > > > todos ficavam consultando na porta 23 a todo momento, então fizemos
> > uma
> > > > > lista e derrubamos todos esses clientes(mudando a senha deles por
> > > exemplo
> > > > > ).
> > > > >
> > > > > Atualmente vocês tem conhecimento de algum software malicioso que
> > pode
> > > > > estar causando isso ?? Alguma dica ?
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > >  Qualquer dúvida estou a disposição,
> > > > >
> > > > >
> > > > >  Obrigado,
> > > > >  *ASSIM - Internet do seu jeito.* <http://www.assim.net/>
> > > > >  Wagner A. Furquim Jr
> > > > >
> > > > >  Contato: +55 18 98121.4415
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> > > > >  e-mail: wagner at assim.net
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> > > > >
> > > > > *Avenida 9 de Julho, 570 - Centro - CEP 19.360-000 - Santo
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> > > > > Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informação
> > > confidencial
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> > > > Engº de Controle e Automação
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