[GTER] (CG)NAT sem IPv6

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Oct 17 12:44:06 -02 2017

Tenho visto casos cada vez mqis comuns de provedores aonde a água começou a
bater na nádegas (pela falta de IPv4) e estão começando a fazer (CG)NAT (em
muitos casos não dá pra chamar de CGNAT porque não segue RFC 6598).

Recentemente peguei o caso de um dos provedores que me atende e estão
usando IPs da range 11.0.0.0/8. Bacana né ? Pra piorar não entregam IPv6 em
dual-stack e estão longe disso.

O que o pessoal acredita que dá pra fazer legalmente e tecnicamente para
tentar 'ajustar' estas situações da melhor maneira possível ?

Por exemplo: uma das interpretações que eu enxergo de largada é que podem
não estar cumprindo o Art. 13 do Marco Civil que fala a respeito da
obrigação da guarda de logs a depender de como o (CG)NAT está sendo feito.

Outra interpretação mais subjetiva mas creio, válida é que com a imposição
do IPv4-only com NAT causa automaticamente uma degradação na qualidade da
conexão devido ao compartilhamento do número limitado de portas para cada
IPv4 e que poderia ser bastante desafogado com IPv6 em dual-stack.

O que o pessoal tem a contribuir com este assunto ?

Obrigado
Fernando