[GTER] [lacnog] IETF SIDR WG - BGPsec RFC

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Oct 9 09:29:49 -03 2017

Compartilho de sua opinião @luisbalbinot

Já ví muitas discussões sobre técnicas para solucionar o que o BGPSec
resolveria, com outros subterfúgios.

Uma possibilidade que eu acho interessante é uma base
centralizada/replicada/distribuída onde:
- Constem os blocos IP delegados pelos RIRs para cada ASN
- Registros de todos os Peerings entre todos os ASNs

Consultas a essa base hipotética poderiam resultar no equivalente ao
Origin-Validation e ao Path-Validation.

Nesse caso, os mecanismos de roteamento continuariam como os atuais, e os
recursos de Origin-Validation e Path-Validation seriam feitos "por fora".

Não pensei em quais seriam os recursos perdidos em relação ao BGPSec.
E também percebo que isso possa adicionar pontos centralizados de falha.
Mas imagino que desonerar processamento e memória dos mecanismos de
roteamento possa compensar esse pontos negativos.