[GTER] Padrão de Mtu que as Teles entregam ao ISP .

THIAGO AYUB thiago.ayub at upx.com
Tue Nov 21 14:19:10 -02 2017

Olá Marcos,

Jumbo frames na internet é mais que uma realidade, é uma necessidade.
Entregamos para nossos clientes o MTU de 9000 bytes e todos os nossos
upstreams suportam MTU superiores a 4000 bytes. Recomendo que pressione
seus upstreams providers para sempre te entregarem o maior MTU possível.
Algumas vantagens são:

1) Se o IP fora do seu AS (seja origem ou destino) também suportar jumbo
frame, mesmo que a latência seja alta (ex.: esteja em outro país), a chance
de conseguir saturar a velocidade do seu link na transferência é muito
maior. Downloads/uploads internacionais rápidos são uma grande vantagem. Em
ambientes em nuvem em disaster recovery em datacenters diferentes isso é
muito bom. Migrações rapidíssimas de um lado para outro.

2) O recebimento da tabela BGP full é consideravelmente mais rápido com MTU
maior, tornando o restabelecimento de um link após um flap bem mais rápido.

3) O IPv6 tem PMTUD nativo (e obrigatório). Clientes em IPv6 podem
facilmente usufruir de jumbo frame fim a fim.

Percebam que não é necessário estabelecer um mesmo MTU para um backbone
todo. Nós mesmos temos diferentes MTU em diferentes upstreams (variando
entre 4k e 9k como disse anteriormente). Para IPv4, usufruir do jumbo frame
tem que ser algo planejado e pensando de um endpoint até outro endpoint. O
fato da adjacência entre seu roteador de borda e o roteador de borda do seu
upstream ter MTU alto em *nada* obriga você mudar o MTU de sua rede
interna, você pode continuar tendo clientes com 1,5kb ou inferior.

Mas como o futuro da internet é o IPv6, ele por si só calcula o MTU
sozinho. É um benefício importante para se proporcionar aos clientes em
termos de performance. Para quem só usa IPv4, ainda assim o item 2 por si
só é vantagem. Para quem já usa IPv6, o item 1 é uma ENORME vantagem
competitiva.

Atenciosamente,

T. Ayub

*T. Ayub* | Chief Technology Officer

T.  +55 11 2626 3952 <+55%2011%202626-3952>

www.upx.com