[GTER] Freeradius | ippool

Danilo Bedani dbedani at gmail.com
Tue Nov 21 09:35:18 -02 2017

Bom dia pessoal! Lá venho desenterrar este tópico!

Estou com FreeRadius 3, Mysql e ippool. Os problemas que enfrentei foram
iguais aos relatados, lease-time, interim-update e já foi td solucionado.

No entanto, recentemente tenho visto um problema diferente em meu servidor:
Algumas vezes ele faz a busca na query do ippool, atribui o IP para o
cliente mas nao marca na tabela radippool o IP como sendo utilizado.

Mesmo com o tempo de interim-update em 600, ele atualiza o radacct, mas o
radippool não. Parece q na hora da atribuição, por algum motivo ele pulou
esta etapa na tabela radippool.

O que notei é que, reiniciando o serviço do Radius ele volta a
"normalizar", fazendo o que deve ser feito direitinho.

Hoje tenho por volta de 3000 clientes com PPPoE, o server é um dell R210
com 8G de RAM, SSD 120G e FreeBSD 10, então, o problema não é performance.

Não fiz nenhum ajuste no freeradius, apenas corrigi algumas queries que não
estavam do jeito que precisava.

Existe algo que possa ser tunado, como aumentar numero de conexoes MySQL?

Obrigado!

Danilo

Livre
de vírus. www.avast.com