[GTER] Dúvida sobre troca de tráfego

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Nov 16 17:53:36 -02 2017

Essa é(era) o principal problema que os Internet Exchange Points nasceram
para resolver.

Clientes de dois provedores distintos na mesma cidade tinham que ir até um
grande centro para se falarem.
Se esses dois provedores fizerem um Peer entre si, usando um enlace local,
a latência dessa comunicação cai drasticamente.

P.S.: O motivo de eu colocar aquela "era"(passado) é que em dias de hoje é
bem comum ver 2-3 ISPs de uma mesma cidade que estão há mais de 5 mil
quilômetros de São Paulo e irem trocar tráfego lá no IX-SP.
      Isso sem contar que para chegar lá eles contratam os transportes mais
baratos e chechelentos que podem existir, e passam pelo
Tunnel-do-Tunnel-do-Tunnel-do-Tunnel-do-Tunnel e isso vai degradando a
qualidade da conectividade. (#VouApanhar)

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação