[GTER] SIMETBox com código aberto

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Wed May 24 21:29:25 -03 2017


Excelente iniciativa, parabéns!

--
Cursos e Consultoria BGP e OSPF
________________________________
De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Fabricio Tamusiunas <fabricio at nic.br>
Enviado: quarta-feira, 24 de maio de 2017 17:55:10
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: [GTER] SIMETBox com código aberto

Prezados,

        Com satisfação informo que, a partir de hoje, o projeto SIMETBox está com o código aberto.

        Ele está disponível em formato que possa ser compilado para os projetos OpenWRT (da versão 12 até a trunk) e LEDE (estável e trunk). Para isto, estamos disponibilizando três projetos no GitHub.

        Repositório com todos os feeds necessários e documentação para compilar o projeto (procurei deixar a documentação o mais clara e didática possível):
                https://github.com/simetnicbr/simetbox-openwrt-feed

        Repositório com código fonte do e scripts necessários:
                https://github.com/simetnicbr/simetbox-openwrt-base

        Repositório com código fonte da biblioteca usada para leitura dos arquivos de configuração:
        https://github.com/simetnicbr/simetbox-openwrt-config

        Para que isto fosse possível (abrir o código para todas as plataformas de OpenWRT) foram necessárias dezenas de alterações no sistema. Anteriormente ele estava muito focado em hardwares específicos e versões específicas do OpenWRT, sendo que agora está bem mais focado em pacotes que se integrem de forma mais padronizada. Além disso, o sistema agora suporta tanto UCLIBC quanto EGLIBC. Outra vantagem é que agora os usuários podem instalar novos pacotes no equipamento, o que antes era proibido. Se antes havia suporte somente a poucas unidades, agora existem centenas de modelos de CPEs que poderão ter o sistema instalado.

        A partir de hoje o sistema crescerá dentro do GitHub, o que dará acesso imediato a qualquer nova funcionalidade de venha a ser criada para o sistema. Peço aos que tiverem questões relacionadas ao projeto que usem os grupos do GitHub para discussões por projeto. O painel de issues é um bom local para descrição de bugs e solicitação de novas funcionalidades. Além disso, qualquer pessoa também pode ficar a vontade para alterar algo e fazer um “Pull Request” para integração no projeto.

        Agora o sistema também está com suporte ao protocolo TR-069. Com isto, além dos provedores poderem ter acesso ao estado dos equipamentos de sua rede, também podem fazer agendamento de várias ações remotas, como upgrades de firmware.

        Os roteadores que estão em operação atualmente e que foram distribuídos pelo NIC.br terão seus sistemas atualizados nos próximos dias para a versão Open Source.

        Aqueles que estiverem em Foz do Iguaçu (GTER ou LACNIC 27) podem vir a partir de amanhã no estande do NIC.br para conversar conosco e ganhar um roteador já com o SIMETBox. Aos que tiverem interesse, amanhã também participarei de um BoF no LACNIC 27, a partir das 18h00, onde falarei sobre o assunto (http://www.lacnic.net/en/web/eventos/lacnic27-webcasting).

        Página do SIMETBox: http://simet.nic.br/simetbox

        Fabrício.



--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list