[GTER] RESOLVIDO. IPv6 em Debian GNU/Linux. Estabilidade da conexão.

Antonio Augusto de Cintra Batista antonio at unesp.br
Fri Mar 31 11:19:37 -03 2017

Pessoal,

A solução foi aumentar a quantidade máxima de endereços IPv6 aceitos pelo kernel. O default é 16, que não foi suficiente para mim.

Antes de se chegar à solução, como prometido, eu reinstalei o servidor em Debian 9, que possui kernel 4.9. De nada adiantou! Os sintoms continuaram da mesma forma. Fiquei ainda mais intrigado porque este novo servidor nem mesmo conseguia pingar o servidor com Debian 8 ???? Mas conseguia pingar todos os outros endereços IPv6 que o Debian 8 já conseguia. Mas nada como a inspiração fresquinha que costumo ter logo após o despertar de um novo dia. A situação era a seguinte, a qual faltou descrever para vocês logo no início, por mais uma falha minha, pois, certamente teria feito com que alguns dos ilustres colegas pudessem diagnosticar a causa logo no início:

O ambiente de desenvolvimento é em torno de meu PC, com Debian 8, servindo como hipervisor KVM para as máquinas virtuais que possuo. Como havia mencionado, há um switch 3Com conectando meu PC com os aparelhos VoIP numa vlan isolada deste switch, com as portas correspondentes do switch tagueadas. Nada do que foi feito no switch chegou a alterar qualquer dos sintomas indesejados, embora tenha servido para que eu estudasse um pouco mais sobre IPv6, motivado ainda mais pelas observações luminosas do Rubens. No entanto, vocês se lembram que ao dar um flush na tabela de neighbors IPv6 ('ip nei flush dev eth0.222'), era comum o sintoma desaparecer, pelo menos em parte, pois, creio eu agora, limpava-se a tabela de neighbors do kernel e dava-se uma chance para que o próximo comando ping6 fosse bem sucedido, desde que a quantidade máxima de 16 endereços IPv6 de meu PC ainda não estivesse sido atingida.

Pois bem, dentre as diversas soluções possíveis para se configurar os parâmetros do kernel de meu PC (hipervisor KVM), optei por criar um arquivo .conf na pasta /etc/sysctl.d (escolhi o nome local_ipv6.conf), e acrescentei as seguintes linhas a ele:

net.ipv6.conf.all.max_addresses = 128
net.ipv6.conf.default.max_addresses = 128

Mais uma vez, muitíssimo obrigado a todos que colaboraram com idéias e/ou relatos de casos.

[]s,

--
Antonio Augusto de Cintra Batista
Analista de Redes