[GTER] RES: Internet e Telefonia

Junior junior at techs.com.br
Thu Mar 30 15:24:19 -03 2017


Samuel,

Contate o Luciano na Tip Telecom.
Ele tem essa solução que você precisa.

Segue os contatos dele

Luciano Lucietto | Gerência Nacional Vendas | Tip Telecom | Tel (19)
3090-2255 | (19) 99638-8322
Skype: Luciano.Lucietto | Email. llucietto at tipbrasil.com.br |
www.tipbrasil.com.br

Att.


-----Mensagem original-----
De: gter [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de Samuel .
Enviada em: quinta-feira, 30 de março de 2017 15:10
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
<gter at eng.registro.br>
Assunto: Re: [GTER] Internet e Telefonia

Se mais alguém puder compartilhar ambiente "Internet e Telefonia".



Penso em fazer parceria com alguma empresa STFC para entrega de números
locais em minha cidade. Assim pensou eu que vou conseguir aumentar meu
ticket mensal.







Att,

Samuel .
________________________________
De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Israel Ramos
<israel.melo.ramos at gmail.com>
Enviado: quinta-feira, 30 de março de 2017 11:14:47
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: Re: [GTER] Internet e Telefonia

Fernando,

O fornecedor é a "Option Telecom" -
www.option.com.br<http://www.option.com.br>.
As solicitações técnicas são realizadas via telefone, mas o suporte deles é
muito bom e rápido (alto nível técnico dos profissionais), nunca tivemos
problemas.

Serviços com alto nível de automação no atendimento geralmente são mais
comuns com fornecedores maiores. Eu particularmente, as vezes, prefiro
trabalhar com os menores e ter um atendimento mais direto e rápido. Melhor
do que lidar com essas grandes, passando horas no telefone falando com
várias pessoas diferentes e inexperientes de call center.

Tem muitas empresas pequenas que possuem profissionais de alto nível técnico
na operação. E com isso conseguem fornecer serviços, na maioria das vezes,
melhores e mais robustos que essas grandes. E o melhor e tudo, por um preço
mais justo.

Minha dica é: Antes de contratar qualquer serviço, peça pra falar alguns
minutos com o responsável técnico. Bata um papo, questione sobre a infra,
sobre estratégias de redundância, etc. Dessa forma você consegue ter uma
ideia do o nível técnico dos profissionais que irão te atender. E se não for
possível ter esse acesso ao responsável técnico, pense bem antes de
contratar. Tem muitas empresas por ai (grandes e pequenas) que são baseadas
só em área comercial e contratam a operação de terceiros.




On Thu, 30 Mar 2017 at 05:59 Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com> wrote:

Excelente Israel, obrigado por compartilhar o seu projeto. Muito
interessante.

Ja que a thread esta aberta poderia compartilhar não apenas a empresa
fornecedora do tronco SIP via Internet que você usou mas de outras que
alguém saiba que prestam esse tipo de serviço sem precisar entrar em
detalhes sobre valores ?

Esses dias estava conversando com um amigo sobre serviços VoIP seja de PABX
Virtual ou SIP Trunk que se possa fazer praticamente tudo por painel de
controle web e não se necessite ficar falando (tanto) com um humano por
telefone para solicitar determinados upgrades, alterações simples de
configuração, pegar relatórios de uso, etc.

Obrigado
Fernando Frediani


On 29/03/2017 18:09, Israel Ramos wrote:
> Em um dos meus clientes, montei um projeto de substituição da 
> telefonia
por
> VoIP.
> Trata-se de um projeto um pouco diferente do seu mas acredito que 
> possa contribuir em algo.
>
> *Detalhes do projeto:*
>
>     - Antes do projeto a empresa utilizava ramais comuns ligados a um PBX
>     físico Siemens que a Vivo fornecia como comodato.
>     - Existem cerca de 90 ramais em uso dentro da empresa atualmente. ( 80
>     números públicos que podem receber chamadas externas diretamente )
>     - Usei Asterisk + FreePBX hospedado em máquina virtual sobre o pool de
>     virtualização XenServer (projeto também montado por mim).
>     - Configuração da máquina virtual:  4 CPUs e 4GB de RAM. Exagerei de
>     propósito, já estou em vias de reduzir esses recursos alocados, já
que o
>     load atual não está usando nem 50% disso em horários de pico.
>     - Para entrada e saída de chamadas contratei um tronco SIP com
>     fornecedor/operadora pagando alguns centavos por minuto.
>     - Fiz a portabilidade dos 80 números públicos para esse fornecedor
>     atual. (O fornecedor/operadora anterior era a Vivo).
>     - Os aparelhos telefônicos comuns foram substituídos por aparelhos
VoIP
>     Grandstream GXP1628 e GXP2140.
>     - Não foi necessário disponibilizar novos pontos de rede, já que os
>     aparelhos funcionam com entrada e saída de rede. Conecta-se o
telefone no
>     ponto de rede da estação de trabalho e conecta a estação no telefone.
A
>     único detalhe foi em relação a alimentação, já que nem todos os
Switch da
>     empresa eram PoE. Os aparelhos podem ser alimentados tanto por PoE
como por
>     fonte de alimentação. Para os pontos ligados aos switchs PoE não foi
>     necessário utilizar a fonte de alimentação que veio junto com o
aparelho.
>     - O Codec utilizado é G-729. ( É necessário comprar uma licença do
codec
>     para cada canal simultâneo ). Atualmente está com 30 licenças, o que
>     permite 30 ligações simultâneas.
>     - O sistema completará 1 ano de funcionamento no próximo mês.
>     - Depois de configurado, durante esse período foi necessário
reiniciar o
>     servidor apenas duas vezes.
>     - Compramos algumas licenças do aplicativo Bria para Iphone para
alguns
>     funcionários logarem no ramal quando estão fora da empresa.
>
> *Resultados atingidos:*
>
>     - Qualidade de Audio e Ligação nota 10.
>     - Inúmeras possibilidades de configuração/features, 
> redirecionamento
de
>     chamadas, gravação, relatórios, regras de grupos, regras de inbound e
>     outbound, salas virtuais para calls em grupo, etc.
>     - Aumento de controle.
>     - Mobilidade de ramais.
>     - Redução gigantesca de custos com telefonia. O cliente gastava em
média
>     *R$15.000,00* mensalmente só com o contrato de minutos que tinha com a
>     Vivo. Hoje gasta em média *R$2.000,00.*
>
> *Pontos de atenção/preocupação:*
>
>     - A rede interna da empresa é toda Gigabit, logo houve uma preocupação
>     em adquirir aparelhos também Gigabit. Já que os aparelhos fazem a
ponte
>     entre a estação de trabalho e o switch.
>     - Atenção para a disponibilidade/redundância do link de internet
>     dedicado da empresa. Já que se cair a internet também cai a telefonia.
>     - Muita atenção com a segurança do servidor, rede e serviços onde o
>     Asterisk está rodando, principalmente se você está expondo os serviços
>     externamente. Ao longo dos últimos 12 meses recebemos algumas
tentativas de
>     invasão provenientes da China e Rússia.
>     - Pesquise muito seus fornecedores de tronco.
>     - Configure QoS/controle de banda dedicada para a telefonia, tanto na
>     rede interna como no link externo. Não é obrigatório já que o 
> consumo
de
>     banda com codec g729 é baixo, mas é melhor garantir do que remediar.
>
>
> Qualquer dúvida, estarei a disposição.
>
> Israel Ramos
>
>
>
> On Wed, 29 Mar 2017 at 11:24 Samuel . <contatu at live.com> wrote:
>
>> Bom dia Lista!
>>
>>
>> Gostaria de criar uma discussão sobre a entrega de Internet ao 
>> cliente juntamente com telefonia VoIP.
>>
>>
>> Se algum provedor puder compartilhar experiências, formas de entrega 
>> a
etc
>> eu e toda lista agradece.
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Att,
>>
>> Samuel .
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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