[GTER] SIMET

NIC.br fabricio at nic.br
Tue Mar 28 17:29:04 -03 2017

  Vou aproveitar e tentar responder tudo em um e-mail único.

	- Como escrevi em um post anterior, de outra thread, houve uma alteração na plataforma usada pela TP-Link (e outras empresas). Já estão sendo trabalhadas versões novas que sairão em breve.
	- Realmente, desde o release  52 do Firefox  ele não roda mais NPAPI e isto inclui o Java. No início optamos por usar Java por ser uma solução que dá a estabilidade mínima necessária e permite que se gere tráfego UDP (essencial para RTT, Jitter e perda de pacotes). Logo que saiu esta versão já colocamos na página um aviso solicitando que o usuário usasse o Chrome para os testes. Já estamos trabalhando em uma solução que resolverá este tipo de problema.
	- Seguidamente são liberadas versões novas, tanto de firmware do SIMETBox quanto atualizações para os dispositivos móveis. Só na semana passada foram lançadas versões novas para iOS e Android que corrigiram vários problemas relacionados a diferentes versões de Android e iOS. No caso dos Androids procuramos olhar as mensagens de erro dos celulares bem de perto. O pessoal de desenvolvimento procura sempre desenvolver as soluções mobile tirando o melhor recurso possível do hardware. No caso dos celulares com iOS isto é mais controlado, mas no caso do Android temos mais de 6.000 modelos de celulares onde o SIMET Mobile é apto a rodar. Cada vez que pegamos algum erro em algum modelo específico vamos atras do problema para procurar resolver ele. Por isto é importante que sempre que aparecer algum erro permitam o envio do erro.
	- Hoje já abrimos o código do SIMETBox para algumas empresas que nos procuram. Acabamos abrindo ele sem custos, dede que com NDA. O que o Bruno disse também faz sentido. Me lembro de uma vez que me falaram que havia uma discussão na internet para criar um módulo para o Squid para o SIMET. Talvez não tenha uma relação com isto, mas fiquei sabendo a idéia não foi para frente. De um jeito ou de outro já estamos em uma discussão interna sobre a possibilidade a abrirmos o código.
	- Internamente estamos trabalhando também na migração da estrutura do SIMET para padrões que sejam 100% IETF, como o LMAP para gerência dos SIMETBox e OWAMP e TWAMP para os testes de latência, jitter e perda de pacotes. Inclusive a implementação de TWAMP estará muito em breve disponível como Open Source para a linguagem Go.

	Fabrício.