[GTER] Entrega de IPv4 Fixo /32

Andre Almeida andre at bnet.com.br
Mon Mar 27 11:03:10 -03 2017

Vou explicar melhor, com exemplo:

Voce possui o bloco 189.100.96.0/22 para seu AS.

Voce pegou esse bloco e dividiu em alguns segmentos de rede que você
preferiu.

digamos que 189.100.96.0/27 ficou alocado para servidores.

Então, desse /27 vc tem dois IPs "sobrando", que só vão ser utilizado para
esse segmento.

Vc poderia pegar o IP 189.100.96.31 e usar como gateway daquele seu
cliente, la na CPE dele.
Não precisa ter rota pra esse IP apontando pra lá pra CPE do cliente.

No exemplo acima, não tem nenhum serviço nem nada rodando nesse
ip 189.100.96.31. Logo ele é descartável pra rede (menos para o /27 que o
usa como broadcast).

Seu cliente, receberá por exemplo, o IP 189.100.99.250 (que pertence ao seu
bloco /22) mas não faz parte do segmento /27 inicial.

Vc criaria um DHCP na CPE do cliente, pra ele entregar os seguintes
atributos:

IPv4: 189.100.99.250
Mascara: 255.255.255.255
Gateway: 189.100.96.31
DNS: os DNS do ISP

Na CPE Mikrotik, vc adicionaria na ether:
/ip address add address=189.100.96.31 network=189.100.99.250

Pronto, voilà.

O pacote seria encaminhado ao tunel PPPoE (que possui IP privado RFC 1918)
mas quando o pacote fosse encaminhado, não ficaria nenhum vinculo com o IP
de gateway que o cliente usou.

Aos destinos, ficaria somente o IP 189.100.99.250 aparecendo. E quanto
tentassem falar com ele, a borda saberia que a rota estaria atrás do tunel
PPPoE (com IP Privado) e chegaria na CPE que faria o encaminhamento correto.

OBS. CLARO QUE NAO PODE TER NAT!!! hehehe
* Desculpe a NET (Claro S.A.) por ter usado um bloco deles como exemplo.
rsrsrs

Att,

Andre H. de Almeida