[GTER] Como analisar switch UTP?

Shine eshine at gmail.com
Sat Mar 25 15:17:49 -03 2017

No meu entendimento empilhamento é mesmo por backplane. Se fazermos o mesmo
por ethernet seria mais um cascateamento do que empilhamento em si.
Mas dependendo da aplicação, existem técnicas mais adequadas para cada
caso, não entendo o que significa o migué de Ethernet na aplicação em
datacenter.
Eu vejo implementações de multi chassis LAG que funcionam muito bem, salvo
casos de split-brain, onde a comunicação entre os peers é destruída - mas
observo que são casos muito raros no campo e muitas soluções já se
aperfeiçoaram em manipular essa situação, especialmente em ambientes de
data center onde o tráfego na maioria das vezes é simétrico. É uma solução
simples e eficaz, mas limitado a duas unidades de switches,
Existem aplicações de fabric Ethernet, que possuem a vantagem de
simplificar a operação, mas no entanto possuem uma lógica complexa por
trás. Esses possuem capacidades similares ao empilhamento.
Também é possível usar soluções baseadas em fabric IP e tunelamento. Fabric
IP tem a vantagem de ser algo muito conhecido e comprovadamente eficaz em
campo. Tenho minhas dúvidas se pode resolver tudo, mas é uma abordagem
flexível e baseado em padrões.
Empilhamento tem vantagens, mas em ambiente de datacenter ele tem um fator
limitante que é ser blocking. Nenhum empilhamento é capaz de prover a
capacidade de backplane de um switch de alta performance e no final o
próprio link de empilhamento se torna o gargalo. Isso acaba limitando a
aplicação do empilhamento em ambientes menores e de certa forma os data
centers têm apresentado um crescimento horizontal considerável ao longo dos
anos. E empilhar uma grande quantidade de switches acaba criando um anel
que vira um ponto único de falha para vários dispositivos - o que pode não
ser desejável, aumenta a latência fim-a-fim (natural da topologia em anel).

Enfim, acho que não é possível definir se uma tecnologia é melhor ou não
que outra de maneira booleana.