[GTER] Programador de EEPROM SFP/SFP+

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Fri Mar 24 14:28:59 -03 2017

> Obrigado Luiz. Os endereços da eeprom que tenho que alterar sao,
> basicamente esses:
>
> Addr.  0x37 a 0x39 == 3 bytes == Vendor OUI SFP transceiver vendor IEEE
> company ID
>
> Além dos endereços do Checksum 0x63 (CC_Base) e 0x95 (CC_Ext)[1]
>
> Os endereços do Vendor OUI, nao dá erro ao gravar. Nos checksum dá erro, a
> funcao wiringPiCWrite retorna -1.
>

> [1]https://ta.snia.org/kws/public/download/617/INF-8074.PDF

Paulo,

Que comando/codigo você esta usando para acessar a eeprom ? Já
procurou o modelo de eeprom utilizado nesse gbic ?

O documento que você linkou da vários detalhes sobre o protocolo
utilizado (velocidade máxima do bus, por exemplo) e também diz que
(pag. 30):

*Serial information definition

The 2-wire serial CMOS E2PROM provides sequential or random access to
8 bit parameters, addressed from 0000h to the maximum address of the
memory. The address select pins for the serial CMOS E2PROM shall be
set to zero (fixed at the VIL low level). The fields specified by this
section shall not be written by the host in which it is installed. The
SFP transceiver may enforce this by using the write protect features
of the CMOS E2PROM.

E a tabela na página 32 também sugere que o bloco de endereços 0~127 é
read-only.

Os endereços (ou offsets) na tabela são especificados em decimal e não
em hexa.  O checksum do primeiro bloco esta no byte 63 e não no 0x63
(99).

Acho estranho que apenas a escrita no byte de CRC de erro, eu não
lembro de nenhuma eeprom que permita a proteção por byte.

Você pode estar usando comandos/codigo incorretos, escrevendo no lugar
errado ou uma mistura deles.  Voce tem o dump original dessa eeprom,
certo ?

Procure detalhes da sua gbic, outros casos de sucesso, qualquer linha
de comando que possa dar mais detalhes sobre o dispositivo (e assim
facilitar sua vida).

HTH,
-l