[GTER] Bloqueio de portas

Andrio Prestes Jasper mascaraapj at gmail.com
Tue Mar 21 19:51:31 -03 2017

Em 21 de março de 2017 19:16, Eduardo Bragatto <eduardo at bragatto.com>
escreveu:

> Meu caro,
>
> Você pode me esclarecer como que bloquear portas baixas TCP impede
> qualquer ataque DDoS?
>
> Os ataques mais comuns hoje são de reflexão e amplificação DNS e NTP — que
> usam portas UDP que você simplesmente não pode bloquear (os processos de
> mitigação desses ataques são muito mais complexos do que simplesmente
> filtra uma porta inteira).
>
> Como que bloquear a porta 80 ou 443 impede DDoS? Todos os ataques de
> reflexão dependem de protocolos connectionless (como UDP e ICMP) — bloquear
> [...]

Você conhece os ubiquiti?
Ano passo teve uma chuva de relatos na internet, muitos provedores foram
afetados.
Infelizmente havia uma vulnerabilidade no AirOS que era explorada nessas
portas.
Esse é apenas um exemplo, dá para citar inúmeros outros casos...Ha algum
tempo atrás era possivel acessar modens da NET pela internet, simplesmente
pq as portas estavam liberadas, isso fora as demais vulnerabilidades.
Sem contar alguns roteadores wireless ou mesmo mikrotik com configuração
default que responde requisições DNS pela WAN.

Basicamente a regra é assim:
Conexões established,related = liberado
Tudo que vier de origem do cliente com destino internet = liberado
Tudo que vier de origem da internet com destino ao cliente, porta dst
0-1024 = bloqueado.

Isso garante que o cliente possa acessar e utilizar qualquer site ou
serviço disponível na internet.
E evita que a internet fique tentando acessar a cpe/moden/roteador do
cliente, ou o utilize para outros fins.

--
Andrio Prestes Jasper
Skype: andriopj