[GTER] Entrega de IPv4 Fixo /32

Andre Almeida andre at bnet.com.br
Tue Mar 21 14:33:58 -03 2017

Eu não posso entregar esse IP Publico via DHCP para a minha CPE.
Caso contrário teria que ter um NAT para o cliente.

O objetivo é entregar o IP Publico /32 direto ao equipamento do cliente,
entretanto, passando por esse tunel PPPoE de forma transparente para o
cliente.

Até poderia ser outra vlan como @Douglas Fischer sugeriu, entregando /32
mas ela sendo /24.
Porém se eu fizer isso, o DHCP teria que ser antes da CPE e para entregar
fixo teria que fixar um MAC (no caso o MAC do dispositivo do cliente... e
isso poderia me causar transtornos)

Para isolamento como o @Fernando Frediani sugeriu, seria adicionar ao ARP
todos os leases entregues (pinando o MAC ao IP entregue) e deixar a
interface da vlan como reply only.
Como existe um isolation de camada 2 entre os clientes, não teriam
comunicação entre si, somente até o concentrador e que não faria o
encaminhamento mesmo que tentassem)....
Acho que seria isso.... (?)

Mas esse tipo de procedimento não iria atingir meu objetivo, que seria de
entregar ao equipamento do cliente o /32 mesmo usando o PPPoE.

Por isso queria manter o PPPoE (porque por enquanto trabalhamos dessa
forma) mas que o tunel ficasse transparente ao cliente.
No Tunel não gastaria IP pois entregaria um IP privado e a rota do IP
publico seria entregue pelo radius como atributo à conexão PPPoE, de forma
dinâmica.

O lease time poderia ser bem grande. Mas poderiamos limpar os leases no
startup.
Então um reboot no equipamento permitiria ao cliente usar outro dispositivo
sem precisar informar nada pra nós.

O gateway do cliente poderia ser um IP que não interferisse no roteamento,
como um ip de network ou broadcast usado em outro segmento. (como eu disse,
para nao ficar "feio" de entregar para o cliente um IP Publico mas com
Gateway Privado)

Ainda não consegui montar esse cenário.....

A parte do DHCP principalmente. Acho que teria que ter uma rota estática
apontando o IP Publico que estaria do lado do cliente para a interface onde
ele conectará o cabo (na CPE)

Não sei ainda como fazer.... a ideia base seria essa.
Entregar o /32 ao cliente, tornando o túnel transparente, mantendo a
gerencia da CPE (em camada 3).

Att,

Andre H. de Almeida