[GTER] VIVO Fibra + IPv6

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Mon Mar 20 18:04:19 -03 2017

Pessoal,

Desde que coloquei VIVO Fibra em casa estou passando por um "quase drama"
com IPv6 e venho procurar a ajuda dos nobres colegas.

A VIVO me forneceu um ONT+Router (tudo junto) da Mitrastar que apesar de
funcionar relativamente bem é capado ao extremo, ou seja, não consigo
abrir/fechar portas ou "fuçar" no firewall, quem dirá convertê-lo para
Bridge (antes de perguntem).

Bem, resolvi ativar uma das poucas funções que ele tem liberadas (DMZ) e
partir para um roteador externo. Consigo usar todas as portas possíveis mas
a coisa está "pegando" com IPv6.

Isto posto, a unica forma que consegui fazer o IPv6 funcionar foi usando a
função Passthrough no roteador atrás do Mitrastar, todos os devices dentro
da rede compatíveis recebem e navegam por IPv6 normalmente.

O problema:

Muitos roteadores tem funções do tipo "NAT Acceleration", "NAT Boost" e
afins que pelo que pude entender infelizmente não se dão bem com IPv6 em
Passthrough, ou seja, invariavelmente vc acabará tendo que optar pelo
desempenho da rede ou ter IPv6.

Desabilitando o NAT Acceleration as coisas funcionam bem mas dependendo do
tráfego a CPU do roteador irá pra lá e em algum momento haverá engasgo.

Soluções?

- Alguém já vivenciou esse tipo de problema e tem alguma sugestão?

- Alguma solução para ter IPv6 (na VIVO ou outra) sem condenar o roteador
utilizando-o como um Access Point?

Atualmente estou usando um Asus RT-AC66U, estou avaliando a troca por um
AC68U ou Archer C9, posso avaliar outros equipamentos e/ou cenários mas não
queria nada muito gastador de energia ligados "à toa" em casa :-)

[]´s!