[GTER] RES: RES: Indicação Concentrador PPPoE

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Mon Mar 20 12:10:08 -03 2017

Em seg, 20 de mar de 2017 às 11:24, Douglas Fischer <
fischerdouglas at gmail.com> escreveu:

> Mas indo pro aspecto prático da eletrônica(e não tenho lastro de
> conhecimento para discutir isso com boa parte dos colegas da lista...), o
> que faz funcionar ou não essa "gambi" é o fato de ser uma fonte chaveada...

De fato o que faz eventualmente "funcionar" é ser chaveada. Se não fosse já
saturava o transformador na entrada...

> Com Fonte chaveada, a ponte retificadora de onda completa vai funcionar
> como meia onda e os FETs vão "espremer" a Tensão DC para baixo até chegar
> na tensão que se deseja...
>     Na prática, você só vai usar "metade" dos componentes da fonte.
> Se isso vai ou não comprometer a vida útil?
> Não sei responder...

Tem os mosfet's, tem os indutores, tem o controlador, tem os diodos. Tudo é
afetado pelo ciclo de trabalho, que é função da tensão de entrada. Ligar
com metade da tensão mínima de projeto requer até que as trilhas do PCB
suportem o dobro da corrente na entrada, assim como os mecanismos de
proteção do circuito (xing-ling frequentemente suprimem este último
mecanismo de seus projetos, vai facilitar a gambi :-D).

As consequências dependem de cada projeto, não dá para prever genericamente
só porque é "fonte chaveada". Podem ir desde uma redução na eficiência ou
violação das normas de EMI até o comprometimento (lento ou agressivo) da
vida útil dos componentes...

O que eu faço: sigo as recomendações do fabricante. Eles normalmente sabem
o que dizem, *especialmente no quesito limitações técnicas* dos seus
produtos.

sds
 - Roberto