[GTER] DNS do Virtua sofre muitos episódios de DNS poisoning?

Fábio Rodrigues Ribeiro listas at farribeiro.com.br
Wed Mar 15 13:45:57 -03 2017

Em 14-Mar-17 22:38, Diego Canton de Brito escreveu:
> nslookup whoami.akamai.net Server nslookup whoami.akamai.net 8.8.8.8

nslookup.exe whoami.akamai.net 8.8.8.8
Server:  google-public-dns-a.google.com
Address:  8.8.8.8

Non-authoritative answer:
Name:    whoami.akamai.net
Address:  173.194.91.66

nslookup.exe whoami.akamai.net 200.204.0.10
Server:  resolver1.telesp.net.br
Address:  200.204.0.10

Non-authoritative answer:
Name:    whoami.akamai.net
Address:  200.158.87.100

Estou na rede do Speedy, obviamente, pela ultima vez, faz um tempinho,
que no modem estava setado DNS AUTO.

> dig @Server whoami.akamai.net dig @8.8.4.4 whoami.akamai.net
>
> Esse endereço whoami.akamai.net é um endereço especial que retorna o
> IP do servidor que solicitou a resolução.

Só um detalhe, não é o endereço que respondeu a resolução? E como saber
qual realmente ele deveria responder? O que remete a discussão não
importando o DNS solicitado, entrega o mesmo IP, de preferência na mesma
rede do cliente.

> O Google também possui um, a premissa é a mesma mas ele retorna
> resposta EDNS0 Client Subnet também, use:
>
> dig TXT o-o.myaddr.l.google.com @8.8.8.8
>
> Ou
>
> nslookup -q=txt o-o.myaddr.l.google.com 8.8.4.4
>
> Neste a resposta será o IP do servidor de consulta, e se o servidor
> suportar EDNS0 Client Subnet, terá também o texto
> "edns0-client-subnet <IP>" , os servidores DNS do Google sempre
> respondem com EDNS e IPs próprios, nunca do provedor.

nslookup -q=txt o-o.myaddr.l.google.com 8.8.4.4
Server:  google-public-dns-b.google.com
Address:  8.8.4.4

Non-authoritative answer:
o-o.myaddr.l.google.com text =

         "173.194.91.78"
o-o.myaddr.l.google.com text =

         "edns0-client-subnet 179.247.243.0/24"

> Acho que isso já ajuda a identificar o que deseja.

Ajudou bastante, mas agora é saber interpretar a informações, poderia
me ajudar a analisar?.