[GTER] ont queima swith gerenciavel??

Antenor Morini Junior juniormorini at gmail.com
Sun Mar 12 13:57:50 -03 2017

Então Paulo,A empresa em que trabalho não tem um técnico, mas duas empresas (a
que presta manutenção interna, e a que fornece o link de internet, agora tb o
P2P) com contratos regulares que seria para resolver isso. Mas vou usar sua
disposição de forma positiva, só responda a questão que usei para abrir a tread;
"ont queima switch gerenciavel??" ainda mais portas diferentes daonde foi
ligado? Você daria essa desculpa a seu cliente? Me colocam pra acompanhar
assuntos de TI, (alem de problemas de impressoras, de pabx, climatização, e até
da máquina de café expresso ). Só que a direção não quer entrar em atrito com
essas empresas, Coisas de bussiness que quem prefere lidar com máquinas foge
disso, mas não consegue evitar… afinal se criam equipamentos para satisfazer
desejos de pessoas.
Oi Bruno, curti tudo o que disse!! Maravilhoso!!A rede aqui é simples e uma
delicia mexer, apesar de ter 35 conexões só em terminais, não dá pra dizer que é
grande.Acontece que cancelaram o aluguel do equipamento que fazia o bridge P2P
rádio antes de chamar para fazer por fibra!! daahh!! Pensaram que resolviam sem
mim, percebi que algo ia dar errado quando larguei meu serviço por que técnico
não sabia onde ligar a ONU, e mostrei que era só ele usar a mesma porta do
switch que tinha um patch cord pendurado, era ligação com a entrada da fonte POE
da antena do P2P, que estava pendurado. Depois de umas duas horas, fui almoçar e
fiquei sabendo em casa que isso ainda não tinha sido resolvido… No prédio anexo
o switch de lá propaga a mesma rede do prédio principal (estão no mesmo range),
o switch lá não tem nenhuma regra, no entanto todos os dispositivos eu procuro
inserir na rede em ip fixo, apesar de ter o servidor AD (linux) rodando o DHCP
na prática ele só atende dispositivos wifi de um SSID oculto. Deixar claro que
esse servidor que sitei fica no prédio principal.
Então vejamos: é possivel eu ter resposta de ping para um terminal de lá
conectando um notebook nessa segunda porta do ONU, porque essa conexão precisa
funcionar transparente a rede, é o que eu entendo por bridge P2P. Mas segundo o
proprietário da empresa que presta o P2P, conectando remotamente na ONU (creio
por bgmp) ele dizia que a porta do switch estava desativada, e era só ligar na
mesma que fazia o bridge wireless!!
Mas eu não queria que resolvessem o problema até porque eles já resolveram, o
que eu queria na verdade era dividir a minha revolta, porque depois de dois dias
a constatação foi que o equipamento que eles usam é tão avançado que queimou
nossos switches gerenciáveis, então eles emprestaram switches mas o cliente
precisa compras novos para devolver os deles. Isso queima a profissão, aqui a
direção da casa considera os técnicos todos charlatões, inclusive acho que até
eu eles classificam assim, por causa desse tipo de "profissional".Os
proprietários são donos de restaurante, funerária, loja de móveis, cemitério…
muito dedicados!! provedor de internet é só mais um. Entendem a minha revolta?
Mas adorei ter tido essas lições, já lí sobre broadcast e agora descobri que
posso monitorar com wireshark, e você me armou com argumentos, por exemplo a
questão de validar com a operadora, que talves nem eles saibam.
Só fico em duas questões, se puder me responder uma hora, se não, tudo bem.1-
Poderia o switch sem nenhuma regra definida bloquear uma porta em loop?
2-Não seria a troca do switch necessária na verdade porque era necessário criar
alguma regra no switch (talves criaram uma VPN, não um bridge P2P) que esses
nossos não é possível ou não sabem fazer? Nesse caso o que faltou da empresa foi
planejar antes, dava até pra ter testado isso sem atrapalhar ninguém!!
Muito obrigado e desculpem o texto enorme!!