[GTER] DNS do Virtua sofre muitos episódios de DNS poisoning?

Luzemário Dantas luzemario at luzehost.com.br
Sat Mar 11 23:18:33 -03 2017

Aparentemente a NET só intercepta os principais resolvedores DNSs
públicos. Consigo consultar qualquer outro servidor (inclusive os root
servers) sem nenhum problema. Possivelmente é cache mesmo. Essa foi a
causa de ter que criar regras alienígenas no meu Unbound que uso no
pfSense para poder acessar sites bloqueados no DNS da NET, como comentei
na lista Caiu. Para quem não acompanhou a conversa por lá, tive que
fazer uma gamb... solução técnica para usar o DNS da NET quando preciso
de CDNs (Google, Face, WhatsApp, Youtube, etc) e o resto fora do DNS da
NET para contornar bloqueios.

Pelo menos agora consigo fazer requisições no OpenDNS que levam 175ms
(antes o OpenDNS me respondia com 2ms... tava aqui dentro... kkkk).

Quando se usa o DNS da NET, uma simples pergunta por www.google.com
retorna aproximadamente 10 servidores na faixa 189.6.XXX.YYY, que são
blocos da NET (Claro, 189.4.0.0/14), possivelmente no GGC deles.

Isso é bem útil quando se quer acessar conteúdo localmente, mas não é o
meu caso. estou o tempo todo acessando servidores lá fora, isso acaba
atrapalhando mais que ajudando. Não são raros os casos em que hosts não
estão no DNS da NET mas existem.

Luzemário

Equipe LuzeHOST
LuzeHOST Team